Santa Catarina foi o segundo estado brasileiro que mais contratou jovens aprendizes entre janeiro e outubro deste ano. Das 91,6 mil novas vagas ofertadas a este público em todo o país, 10,6 mil foram em empresas catarinenses. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), analisados pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). O estado só ficou atrás de São Paulo, que contratou 26,5 mil jovens aprendizes neste período (veja o ranking detalhado abaixo).
“Apesar de sermos o 10º em população, somos o segundo estado que mais contratou jovens aprendizes neste período. Mais uma demonstração da pujança da economia catarinense. Sem contar que inserir o jovem no mercado de trabalho é importante para preparar a mão de obra especializada e qualificada do futuro, que hoje nos falta. Bom também para quem inicia a sua carreira cedo e passa a contar com um diferencial diante dos concorrentes”, avalia o presidente da FACISC, Elson Otto.
Em Santa Catarina, o setor que mais empregou jovens foi a indústria, onde os jovens começam atuando em funções administrativas e de nível técnico, como assistente administrativo, auxiliar de escritório e de logística e desenhista técnico de produtos e serviços. Foram 7,9 mil novas vagas na indústria nos dez primeiros meses de 2024. Destas, 2 mil foram na área têxtil e de confecção, principalmente nas cidades de Jaraguá do Sul, Blumenau, Brusque, Guabiruba e Luiz Alves.
Outros setores
Houve oportunidades para os jovens também em indústrias de maior intensidade tecnológica, como nos setores de máquinas e equipamentos e equipamentos elétricos, com destaque para municípios como Jaraguá do Sul, Joinville, Criciúma, Itajaí e Timbó. Foram contratados jovens tanto para áreas administrativas, como também oportunidades para trabalhar no processo produtivo, como mecânicos de máquinas industriais, eletricistas e técnicos de mecânica, de programação e de eletroeletrônica.
Para o presidente da FACISC, ingressar cedo no mercado auxilia os jovens a terem consciência da importância do trabalho e na gestão de seu próprio dinheiro.
Os estados brasileiros que mais contrataram jovens aprendizes no período
(Saldo de vagas de janeiro a outubro de 2024)
1º) São Paulo – 26.483
2º) Santa Catarina – 10.609
3º) Rio de Janeiro – 9.980
4º) Minas Gerais – 8.813
5º) Paraná – 7.599
Ranking setores da indústria que mais contratou jovens aprendizes
(Saldo de vagas de janeiro a outubro de 2024)
1ª) Confecção – 1.049 vagas
2º) Têxtil – 991 vagas
3º) Produtos alimentícios – 912 vagas
4º) Máquinas e equipamentos – 641 vagas
5º) Equipamentos elétricos – 641 vagas
Ranking dos municípios catarinenses que mais contrataram jovens aprendizes
(Vagas em 2024 – jan.-out – Setor destaque)
1º) Jaraguá do Sul – 966 (Equipamentos elétricos)
2º) Blumenau – 642 (Têxtil)
3º) Brusque – 526 (Têxtil)
4º) Joinville – 553 (Máquinas e equipamentos)
5º) Caçador – 377 (Madeira)