O ensino de educação tecnológica na rede pública de Jaraguá do Sul, iniciado no ano passado com as aulas de robótica para alunos do quinto ano, ganhou mais uma etapa nesta terça-feira (4) com o anúncio de aulas de programação de computadores para as turmas do sexto ao nono ano.
O ensino de robótica tem a parceria do Senai e no primeiro ano beneficiou 200 estudantes em 10 turmas. Em 2023, serão 600 crianças de 37 escolas do município. Este ano, a Secretaria de Educação oferece também o curso de programação em parceria com a Católica de Santa Catarina para 10 turmas, com aulas no contraturno escolar, totalizando 750 alunos da rede pública. Segundo a Prefeitura, nos dois ciclos (robótica e programação) o investimento é de R$ 680 mil, incluindo ainda transporte e refeições aos estudantes.
Na apresentação do novo ciclo do ensino de tecnologia para crianças e adolescentes na rede municipal, durante a programação da Semana da Conectividade, o prefeito Jair Franzner destacou a importância do projeto para que as novas gerações se preparem com vistas a uma futura profissão na área.
A secretária de educação Manu Wolff, ressaltou o empenho da Prefeitura e o trabalho dos cursos com a participação de educadores e das entidades parceiras, dando oportunidade às crianças terem acesso à inovação. O vice-presidente regional da Fiesc, Célio Bayer, o reitor da Católica SC Cleiton Vaz, e o presidente do Conselho de Administração do Novale Hub, Luis Hufenüssler Leigue, também destacaram a iniciativa, que segundo a Prefeitura é inédita na rede pública no Brasil.
A programação da Semana de Conectividade continua nesta quarta-feira (5) no Novale Hub, a partir das 8h30. A agenda traz palestras e apresentações sobre temas como plataformas imersivas pela manhã com Geovani Tiengo, do Senai de São Paulo, a atividade Open Day Empresas pelo executivo do Novale, Nelson Netto e, no período da tarde, visita à Unidade Móvel Conectividade 5G. A programação é gratuita e aberta ao público, que poderá conhecer na prática a aplicação do 5G no cotidiano, por meio do único Laboratório Móvel do Brasil com essa tecnologia.
O público também poderá conhecer uma mesa para demonstração da robótica e o laboratório de formação de profissionais para a Indústria 4.0, além de dois robôs (um deles humanoide) que o SENAI está apresentando no evento.