O índice do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgado recentemente, mostra que Jaraguá do Sul registrou, ao longo do 1º semestre, 76.342 empregos formais. Se comparado ao mesmo período de 2024 a cidade apresentou um crescimento de 2,2%. O
secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho apontou que este crescimento ocorre num cenário atual de instabilidade econômica tanto no Brasil como no Mundo.
Santa Catarina tem taxa de desemprego menor do que todos os países do G7
“Agropecuária, Comércio, Construção Civil, Indústria e Serviços, todos os segmentos tiveram um acréscimo no número de empregos gerados”, avaliou o secretário.
“Em relação à distribuição desse estoque de empregos, nós continuamos sendo predominantemente industriais, com mais de 50% dos nossos empregos formais na indústria, seguido pelo setor de serviços, com 31%”.
Santa Catarina atinge marca histórica de menor desemprego dos últimos 13 anos
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação ressaltou que hoje Jaraguá do Sul, dispõe de mecanismos que contribuem para os bons índices de empregabilidade que colocam o Estado entre os 10 maiores polos de geração de emprego do Estado.
“Hoje temos a Central do Cidadão, localizada na Prefeitura de Jaraguá do Sul, onde também está agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) entre outros serviços para população. Também contamos com a plataforma Jaraguá do Sul Mais Empregos, que pode ser acessada pelo portal da Prefeitura na aba Emprego. Essa plataforma faz a conexão entre candidatos e empresas ofertando suas vagas de emprego”, concluiu Sarmanho.