Itens de material escolar podem ter diferença de valor de até 699%, aponta Procon

Por: OCP News Criciúma

13/01/2021 - 10:01 - Atualizada em: 13/01/2021 - 10:23

Todo início de ano pais e responsáveis por estudantes têm um compromisso certo: comprar o material escolar. E mesmo com a pandemia que se estende no mundo inteiro desde o ano passado, 2021 não começou diferente. E para aqueles que querem realmente economizar na hora de adquirir os produtos, o jeito é pesquisar bastante.

Uma pesquisa realizada pelo PROCON SC mostra como esta ação é importante e essencial para garantir os melhores preços, pois, de acordo com a que foi realizada pelo órgão, a diferença de valores entre produtos similares chega a variar até 699%, como é o caso de uma caneta esferográfica, que pode ser encontrada por R$ 1,00 até R$ 7,99, em estabelecimentos visitados pelo fiscais na capital catarinense.

Ao todo, foram pesquisados os valores de 17 itens constantemente solicitados pelas escolas. Borracha, canetas e tintas para pintura são os que mais oscilam.

Clique e confira a lista completa de valores

Pedidos abusivos

O PROCON SC recomenda que os pais fiquem atentos aos pedidos das escolas, pois algumas instituições podem fazer pedidos que não cabe a eles fornecerem, como álcool, giz e pincel para lousa, lenços descartáveis, copos plásticos ou medicamentos.

De acordo com o diretor do órgão, Tiago Silva, a escola só pode exigir os materiais utilizados nas atividades diárias do aluno e em quantidade razoável. Também não pode haver especificação da marca ou do local para compra.

Dicas

Antes de ir às compras, o diretor do PROCON SC sugere que o consumidor verifique quais dos produtos da lista de material já possui em casa e, ainda, se estão em condição de uso, evitando assim, compras desnecessárias. Outra forma de economizar é promover a troca de livros didáticos entre alunos.

Alguns estabelecimentos concedem bons descontos para compras em grandes quantidades, dessa forma pode ser interessante efetuar compras coletivas, em parceria com outros pais. Nas compras pela internet o consumidor deve estar atento ao site acessado, verificando se é confiável e se apresenta segurança. Além disso, é preciso verificar o custo do frete, que pode encarecer a compra.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp