O Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, revelou nesta quarta-feira (15) que a JBS, por meio de sua subsidiária Seara, assumirá as operações no Porto de Itajaí. A confirmação veio após uma reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense, seguindo negociações que se estendiam por cerca de dois meses. A Mada Araújo Asset Management, vencedora do edital de operação do terminal no ano anterior, oficializou a transferência para o Ministério. As informações foram divulgadas pelo Portal NSC.
Costa Filho solicitou à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) um parecer sobre a operação dentro de um prazo de 15 a 20 dias. A expectativa é de que o contrato definitivo seja encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) até o final de maio, com previsão para o início das operações no segundo semestre.
Além da mudança na operação do Porto, o governo federal confirmou a alocação de R$ 25 milhões para a dragagem do canal de acesso ao Porto de Itajaí, com um adicional de R$ 25 milhões destinados à continuidade do aprofundamento do canal, conforme discutido na reunião com deputados e senadores.