Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Inteligência artificial e outros avanços tecnológicos são destaque na 13ª Metalurgia, em Joinville

Divulgação/Fiesc

Por: Pedro Leal

07/10/2025 - 14:10 - Atualizada em: 07/10/2025 - 14:21

Realizada a cada dois anos, a 13ª Metalurgia – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços, reúne lançamentos, tecnologias inovadoras e serviços para a cadeia de fundição, em Joinville-SC, de terça a sexta-feira, 7 a 10 de outubro. São 240 expositores, vindos de todas as regiões do Brasil, além de outros nove países – Alemanha, Bielorússia, China, Espanha, EUA, França, Índia, Itália e Tailândia. A feira ocupa 14 mil m² de exposição, o que representa um crescimento de 20% em relação à edição anterior, realizada em 2023.

Entre as soluções em exposição, destaque para as tecnologias 4.0, automação, máquinas e equipamentos, fornos, matéria-prima, soluções de metrologia, software e sistemas de controle, tratamento de efluentes, tratamento térmico e de superfície.

Montado pela Fiesc, o espaço “Fundição do Futuro” tem em exposição um exemplar do luxuoso Tesla Model-S, da montadora do bilionário Elon Musk, considerado um ícone da mobilidade elétrica que reforça o papel da metalurgia no setor.

A expectativa da organização do evento é receber um público superior a 20 mil profissionais vindos, principalmente, de 17 estados brasileiros com maior relevância no mercado de fundição e siderurgia, além de outros países.

“A feira cumpre o papel de relacionamento, negócios e capacitação, consolidando-se como o investimento em marketing B2B mais completo. Nada substitui o face a face e essa promete ser a maior e melhor feira já realizada, com ampliação das oportunidades de negócios e networking”, comenta Richard Spirandelli, diretor da organizadora Messe Brasil.

O evento conta ainda com uma série de eventos simultâneos como o Congresso Cintec Fundição, organizado pelo Dr. Fundição, com destaque para palestras técnicas que abordam a otimização de processos e o uso de inteligência artificial aplicada à indústria.

A programação de Wokshops gratuitos promovidos pelos expositores, com temas ligados as tecnologias e inovações do setor, completam a programação com 30 palestras.

A Rodada de Negócios é outra importante ação que reúne compradores e vendedores do segmento, com a oportunidade de conhecer novas soluções e fornecedores, e de consolidar negócios com facilidade e rapidez.

Juntas, todas essas atividades fazem da Metalurgia um evento completo e devem atrair um público altamente qualificado em ambiente próprio para negócios e acesso aos mais recentes lançamentos e tecnologias do mercado. “Esse é o único evento do setor no Brasil que, além de visita à feira, oferece capacitação profissional por meio de palestras e workshops e agilidade em fechamento de negócios por meio da rodada”, destaca Spirandelli.

A sede do evento é outro ponto favorável, por ocorrer no centro dos estados mais industrializados do país, equidistante dos polos brasileiros de Metalurgia do RS, PR e SC, e na cidade que concentra uma das principais fundições do mundo, motivos que asseguram o seu sucesso entre expositores e profissionais do setor.

Organizada pela Messe Brasil, a Metalurgia Conta com o apoio da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Abimaq(Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e da ABINFER (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais).

Programação do congresso é voltada à melhoria de processos e ao uso da IA

O CINTEC Fundição – Congresso de Inovação e Tecnologia em Fundição, realizado durante a Metalurgia, reúne especialistas, pesquisadores e empresas, no dia 8 de outubro, em Joinville (SC). Com o objetivo de apresentar tendências e soluções para os desafios da fundição, a programação do congresso inclui palestras técnicas que abordam a otimização de processos e o uso de inteligência artificial aplicada à indústria.

A abertura do evento será feita pelo diretor do Doutor Fundição, Fernando Oliveira, com apresentação das atividades do evento. Em seguida, Ricardo Fuoco falará sobre os defeitos de fundição mais importantes na produção de rodas automotivas em ligas de alumínio (A356).

A temática dos ferros fundidos será destaque com Vinícius Paz, que abordará o estudo de formação de bolha de gás com escória em peças fundidas, pelo efeito do balanceamento de manganês (Mn) e enxofre (S), em ferros fundidos cinzento. Já Ricardo Fuoco retorna ao palco para discutir a produção de peças fundidas em aços resistentes ao impacto, destacando os processos e tratamentos térmicos necessários para alcançar máxima durabilidade.

Leandro Consul apresentará dois temas voltados à fundição de aços: aplicações do conversor AOD em fundição de aços na prática e formação de trincas em peças de aços fundidos em fundição. A programação segue com André Pereira, que vai expor a otimização do processo Cold-Box para areias de moldagem modernas. Vinícius Paz retorna à programação com a apresentação sobre a formação de drosses em ferro fundidos nodulares na prática de fundição e aplicações.

A formação de trincas em peças de aços fundidos em Fundição será a segunda abordagem apresentada por Leandro Consul. Vinícius Paz retorna ao palco com a apresentação do estudo de Formação de Drosses em ferro fundidos nodulares na prática de fundição e aplicações.

O controle de qualidade também terá espaço com Fernando Hess Rodrigues, que discutirá a avaliação de processos de fundição, tratamentos térmicos e soldagem utilizando-se CQI’s (Continuos Quality Improvement – Special Process Assessment). Tadeu Nascimento de Oliveira apresenta o estudo de variáveis no método riserless em ferro fundido nodular.

Encerrando a programação, Eitan Melleras abordará a inteligência artificial aplicada ao processo de fundição, mostrando como algoritmos e sistemas inteligentes podem apoiar decisões e aumentar a produtividade, dentro do conceito de Fundição 4.0.

O CINTEC Fundição é organizado pela plataforma Doutor Fundição, um hub de conteúdo e networking que tem o objetivo de reunir informações sobre o mercado, inovação e tecnologia.

Rodada de Negócios

A Rodada de Negócios reúne compradores e vendedores do segmento. Em reuniões dinâmicas os fornecedores têm a oportunidade de apresentarem seus produtos e serviços, e os compradores de avaliarem as ofertas para as suas demandas. O modelo possibilita consolidar negócios com facilidade e rapidez.

Entre os compradores estão confirmados profissionais da área de suprimentos das empresas ArcelorMittal, Cercena, Ciser, Franklin Electric, Igna, Intelbras, Nidec, Romi, Schulz Automotiva e Stara. Do outro lado, cerca de 50 empresas, incluindo expositores da feira, divulgam suas soluções que abrangem matérias primas, máquinas, equipamentos, serviços e insumos.

A Rodada de Negócios será realizada na quarta-feira das 7h45 às 18h, no Hall de acesso à Expoville.

Serviço

Metalurgia 2025 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços
Data: 7 a 10 de outubro de 2025
Horário: 13h às 20h
Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville – SC
Organização: Messe Brasil
Apoio: FIESC, ABIMAQ e ABINFER
Acesso a partir de 14 anos
Credenciamento de visitantes: https://metalurgia.com.br/
Fotos: https://www.metalurgia.com.br/fotos-feira-metalurgia-fundicao-aluminio/

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).