Integrantes do Pacto da Inovação realizam segunda Assembleia Geral Anual em Jaraguá do Sul

Por: Pedro Leal

09/11/2022 - 14:11 - Atualizada em: 09/11/2022 - 14:35

Na tarde desta terça-feira (8), no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul, ocorreu a segunda Assembleia Geral do Pacto de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu. O evento contou com a presença de prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), secretários municipais, empresários da região e representantes de entidades de classe.

O presidente do Pacto, Gustavo Pacher, recepcionou os convidados e abriu o encontro. Ele lembrou que as pautas são de interesse regional e mais de 170 ações já foram pactuadas, executadas ou em andamento. “Destacamos as aulas de robótica que acontecem no Centro de Inovação, novas vagas para desenvolvedores, avanços em conectividade 5G, entre outros”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação Thiago Sarmanho apresentou uma das ações do Grupo de Trabalho Capital e Atração de Investimentos, o Projeto SEIS (Setores Especiais de Industrialização Sustentável), desenvolvido em conjunto com entidades da cidade, e baseado na Lei do uso do solo em área rural, recentemente aprovada.

“O Pacto conecta ações e potencializa nossos pontos fortes, como o associativismo da região e a colaboração entre todos. Unindo os sete municípios da Amvali, interligando o público e o privado, através de suas diversas entidades conseguimos amplificar e trazer maiores resultados para todos”.

Além da apresentação feita pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, o gerente de trabalho e renda, Douglas Venturi, falou sobre o Portal Jaraguá do Sul Mais Empregos, viabilizado em parceria com a FIESC, e que está servindo de modelo para outras cidades. Já o diretor de Projetos, Antônio Carlos da Luz, fez uma explanação sobre o serviço Business Intelligence (BI), desenvolvido em 2017 e que busca aproximar a gestão pública da empresarial.

“É um trabalho contínuo da Administração Municipal buscar soluções que tornem os processos mais ágeis e eficientes facilitando, assim, o dia a dia dos empreendedores ou de quem quer empreender na cidade. Um exemplo disso é o App Jaraguá na Mão que disponibiliza vários serviços ao cidadão, de forma simples e rápida”.

A assembleia também contou com o painel “O voluntariado como força agregadora na comunidade”, apresentado pelos empresários Vicente Donini e Paulo Chiodini. Eles explanaram sobre suas experiências e contribuições junto ao associativismo e voluntariado. “Nós dependemos uns dos outros e temos que nos ajudar mutuamente e nos doar. Todos temos 24h do dia para trabalhar isso”, ressaltou Donini.

O Pacto é um movimento regional iniciado em 2021 por diversas entidades, públicas e privadas, que promovem e apoiam o desenvolvimento econômico e social, a ciência, a tecnologia, o empreendedorismo, a educação e a inovação em toda a região.