Instituto PROA abre inscrições para curso que prepara jovens a conquistarem primeiro emprego

Divulgação/PROA

Por: Pedro Leal

11/10/2023 - 07:10 - Atualizada em: 11/10/2023 - 07:59

Os interessados em participar da sexta edição do curso do Instituto PROA em Santa Catarina podem se inscrever no site da ONG até 15 de janeiro de 2024. As aulas iniciam no dia 29 de janeiro. Para este ciclo, o PROA disponibiliza 1.000 vagas.

On-line e gratuita, a capacitação, que acontece na Plataforma PROA, é destinada a jovens de 17 a 22 anos que estão cursando ou concluíram o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e residam em qualquer cidade do Estado. Caso o jovem já tenha assinado a carteira de trabalho, mas esteja em busca de recolocação profissional, também poderá participar do processo seletivo. Ao fim do curso, os alunos estarão aptos a disputar vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego em empresas parceiras do PROA.

Segundo a catarinense Alini Dal’Magro, CEO do PROA, o curso de capacitação atende demandas do mercado catarinense, porque foi elaborado depois de uma intensa pesquisa com empresas locais, o que possibilitou um diagnóstico preciso dos perfis de mãos de obra procurados por empregadores.

“Identificamos as principais competências requisitadas por empregadores da região. Dessa forma, nossos alunos finalizam o curso com o diferencial de estarem mais preparados para o mercado e, assim, tornam-se protagonistas de suas vidas.”

O curso de capacitação do PROA já formou centenas de jovens catarinenses, desde 2021, quando a ONG passou a operar no Estado. A iniciativa se transformou em uma importante solução no enfrentamento de gargalos até então existentes na contratação de força produtiva jovem e qualificada. Exemplos de sucesso não faltam e muitos ainda estão por vir.

Alunos empregados:

“Eu conheci o PROA por meio da escola. O curso me ajudou muito nas etapas do processo seletivo para uma vaga de jovem aprendiz na Ambev, principalmente nas aulas de autoconhecimento e comunicação. Todos os assuntos tratados nas aulas contribuem para o meu dia a dia. O PROA, com certeza, me auxiliou no processo de conquista dessa vaga”, comemora Maria Luísa, 19 anos, moradora de Lages.

Mirian Piasson, 23 anos, moradora de Videira, conquistou a tão sonhada carteira assinada, na Agroplan Engenharia. “Realizei o curso do PROA no período de maio a agosto deste ano. As aulas me proporcionaram diversas reflexões sobre o meu comportamento perante o mercado. São várias disciplinas que ensinam sobre como trabalhar e conviver no mundo atual. Hoje estou trabalhando em uma empresa que faz e executa projetos de loteamentos, na minha área de atuação, que é a arquitetura e o urbanismo”, conta a felizarda.

Plataforma PROA:

A capacitação tem duração de três meses, com aulas gravadas que devem ser assistidas de segunda a sexta-feira, no horário em que o aluno achar mais conveniente. Também haverá encontro semanal ao vivo com tutores às quintas-feiras. Os selecionados ganham certificado de conclusão emitido pelo PROA.

A jornada de aprendizagem contempla temas como educação financeira, patrocinado pelas empresas Bloomberg e Dahlia Capital. O tópico irá preparar os jovens para o planejamento financeiro, gestão da economia pessoal e de hábitos de consumo.

Outros assuntos, com suas respectivas marcas patrocinadoras, incluem: Administração (P&G), Análise de Dados (iFood), Logística (P&G), Promoção de Marcas (BRF), UX Design (Accenture) e Varejo (Fundação Casas Bahia). Os demais conteúdos ensinados ao longo da capacitação são Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação.

Instituto PROA: Fundado em 2007 por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a um futuro melhor, o PROA já impactou mais de 36 mil jovens e atua em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.

Desde que passou a atuar no Estado, em dezembro de 2021, a ONG tem se dedicado a estreitar laços com cidades catarinenses para que mais jovens sejam beneficiados com o projeto que promove um desenvolvimento social mais sustentável e solidário.

O Instituto já firmou parceria com representantes das prefeituras de Florianópolis, São José, Blumenau, Joinville, Itajaí, Gaspar e Lages. Dessa forma, o poder público também está envolvido na promoção das ações do PROA. Entre os parceiros da iniciativa privada, estão a catarinense BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, e mais de 40 empresas nacionais e internacionais.