Iniciativas auxiliam empreendedores de Jaraguá do Sul e impulsionam futuro da cidade

Foto: Freepik

Por: Maria Luiza Venturelli

02/07/2015 - 14:07 - Atualizada em: 08/07/2024 - 11:37

Jaraguá do Sul, já consolidada por conta da forte indústria e qualidade de vida, está se transformando também em um polo de inovação e empreendedorismo, graças a iniciativas visionárias como o Novale Hub – Centro de Inovação de Jaraguá do Sul. O espaço é um ecossistema dinâmico que impulsiona ideias, conecta talentos e fortalece a economia regional.

No Novale, empresas crescem, ideias se conectam e oportunidades se multiplicam. Com infraestrutura de ponta, o local promove o desenvolvimento regional, a cooperação entre pesquisa e indústria, e fortalece a economia através de uma rede global de contatos.

Foto: Divulgação/Novale Hub

Recursos disponíveis

Conforme explica Nelson Netto, CEO do Novale Hub, uma das grandes vantagens do espaço é a infraestrutura abrangente, com espaços de coworking, salas privativas, auditórios e áreas para eventos, todos equipados com as mais recentes tecnologias.

“A estrutura bem organizada e em total funcionamento proporciona espaços para desenvolver os negócios, realizar reuniões com clientes e parceiros, e também promover eventos”, comenta. Segundo o CEO, os espaços, além de serem funcionais, também criam um ambiente propício para a troca de ideias e a colaboração, essenciais para a inovação.

Os recursos disponíveis no Novale Hub vão além das instalações físicas. O Hub oferece suporte estratégico desde a fase inicial do planejamento de negócios até a execução.

“Entendemos que oferecer salas com os primeiros móveis, internet, limpeza, e demais confortos seja muito interessante pois faz com que o empreendedor possa focar na atividade dele e não em manter a estrutura. Mas o principal é em como desenvolver o negócio, entender suas virtudes e construir sua trajetória,” complementa Nelson Netto.

Foto: Divulgação/Novale Hub

Programas e parcerias

O Novale Hub realiza frequentemente hackathons, com esforços customizados focados no desenvolvimento de habilidades e novos negócios, ao mesmo tempo que apoia iniciativas externas e já bem conhecidas por toda a comunidade, como o World Creativity Day e o Startup Weekend.

As mentorias internas para as empresas incubadas, o Fríxtik da Inovação – evento bimestral para a discussão de ideias e busca de soluções para as empresas de tecnologia da região – e a busca por fomento também são diferenciais para quem se instala no hub.

Além disso, existem os serviços que podem ser utilizados pela comunidade, como a incubação e a pré-incubação de ideias, a modelagem de negócios e o desenvolvimento de soluções urbanas, por meio do Laboratório de Inovação Cidadã, o LabIC Novale.

As parcerias são outro pilar fundamental do sucesso do Novale Hub. Com uma rede que inclui desde o poder público, como a Prefeitura de Jaraguá do Sul, até instituições privadas e educacionais como a Ventiur e a 49 Educação, o Hub consegue oferecer um leque amplo de serviços e oportunidades para seus membros.

“Focamos em trazer empresas e entidades públicas e privadas que são referências em suas áreas para compor nosso quadro de apoiadores e parceiros,” afirma Nelson Netto.

Foto: Divulgação/Novale Hub

Histórias de sucesso

Ao longo dos seis anos de operação, o Novale Hub já testemunhou diversas histórias de negócios que se desenvolveram, foram testadas, ou até mesmo que nunca saíram do papel, mas foram projetadas e permitiram que os idealizadores pudessem testar suas habilidades.

Exemplos positivos disso são empresas como a UpFlux, líder em inteligência artificial para otimização de processos, criada no hub. Em breve, será a primeira startup que nasceu incubada e será graduada, ou seja, já está pronta para ir ao mercado.

A Ratorói é outra iniciativa notável que mapeia e compartilha soluções e aprendizados para um mundo mais circular e sustentável. Ela realiza consultorias, parcerias de inovação, curadoria de eventos e workshops sobre materiais, produtos e embalagens mais circulares e responsáveis.

Embora a Ratorói não tenha nascido dentro do hub, ela se desenvolveu significativamente após incubar seu projeto. Em junho, a empresa alcançou um marco notável ao conquistar recursos em três editais de fomento em apenas 30 dias.

“Enquanto isso, temos empresas que estão iniciando e que já colhem resultados, como a Preddita, que está desenvolvendo suas tecnologias de Internet das Coisas (IoT) com as lojas autônomas PEG-AI, e a Widelab, startup de software que já está fazendo parcerias com empresas relevantes de Jaraguá do Sul com menos de um ano de existência”, finaliza o CEO.

Foto: Divulgação/Novale Hub

Programas de apoio e desenvolvimento

O Novale Hub oferece uma série de programas que visam apoiar empresas em diferentes estágios de desenvolvimento. O Softlanding Novale, por exemplo, é projetado para ajudar empresas internacionais e nacionais a se estabelecerem no mercado local.

A Rede de Investidores, por outro lado, conecta startups a investidores, facilitando o acesso ao capital necessário para o crescimento. O Novale oferece também diversos outros programas de apoio e desenvolvimento desenvolvidos para empreendedores que buscam colocar suas ideias em prática.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc