Celebrado no dia 18 de junho, o Dia Mundial do Orgulho Autista é uma data significativa que incentiva a realização de atividades em todo o mundo para promover a inclusão e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Em vista disso, o Centro Universitário Católica de Santa Catarina (Católica SC) está sediando o inédito Hackathon Inova, evento que reúne entusiastas e um grande time de mentores de tecnologia para discutir soluções inovadoras para o autismo. Com inclusão humanizada, junto às etapas do hackathon, o evento oferece trilhas de educação sobre as tecnologias desenvolvidas para pessoas neuro diversas, com foco em indivíduos dentro do espectro autista.
Promovida nos dias 18 e 19 de junho no campus Jaraguá do Sul, a iniciativa terá sequência agora nos dias 22 e 23 de junho, no Espaço Junior Centro Especializado em Autismo. Totalmente gratuito, com inscrição prévia pelo site Sympla, a programação visa transformar a vida dos autistas nas cidades por meio da tecnologia. “Na realidade, é um `ideathon´ e as melhores ideias agora vão ganhar assessoramento”, explicou o Diretor de Inovação da Católica SC, Maurício Henning, também professor do curso de Engenharia de Software da Instituição.
Em Jaraguá do Sul, a edição foi realizada junto ao campus da Católica SC pelas comunidades Hack Inova e Hackathon Shift, com o apoio da cooperativa de saúde Unimed Jaraguá do Sul. A programação teve início na noite de terça-feira (18), com uma palestra institucional da Unimed Jaraguá do Sul, que incluiu a apresentação de uma psicóloga especialista, mestranda em Autismo nos EUA. As atividades de ideação, conversas com mentores, planejamento de projetos, formação de equipes e entrega dos desafios culminaram na fase prática de desenvolvimento e finalização dos MPVs (Mínimo Produto Viável).
Já na noite da quarta-feira (19), ocorreu a apresentação final dos pitches perante uma banca de jurados, sendo premiadas as equipes vencedoras. O primeiro lugar ficou com a Equipe Expressa, composta por Carlos Manoel Wendorff, Eduarda Meier Cardoso, João Witor Müller Hentz e Bruno Vinicius Lopes. Em segundo lugar, destacou-se a Equipe AutismFilter, formada por Ana Maria Olska, César Vinícius Micheluzzi, Santhiago Chapiewski, Jackson Rafael de Oliveira, Endrick Mateus Fruhauf e Thiago Waismann. O terceiro lugar foi conquistado pela Equipe 7, integrada por Vinicius Froes, Matheus Rosseti, Pedro Henrique Santos e Pablo Mikolaiczyki.
Hackaton Inova em Joinville
A programação seguirá nos próximos dias no Espaço Junior Centro Especializado em Autismo, mantendo o mesmo formato. Os participantes terão um fim de semana repleto de atividades, começando já na sexta-feira (22). Nesse dia, as equipes poderão se formar e aprender mais sobre os desafios propostos. Será fornecido um documento detalhado explicando a jornada dos desafios, identificando problemas e oferecendo insights para resolvê-los, juntamente com mentoria técnica e de negócios.
Também realizado pelas comunidades Hack Inova e Hackathon Shift, o evento na maior cidade do estado contará com a promoção do Espaço Junior Centro Especializado em Autismo.
A iniciativa deve envolver empresários de tecnologia, entusiastas de cidades inteligentes, designers de UX, estudantes, desenvolvedores, administradores de negócios, profissionais da saúde e áreas afins. Mesmo aqueles que não se encaixam perfeitamente nessas descrições são bem-vindos para participar. Os organizadores incentivam a participação de todos, inclusive permitindo a formação de equipes no local. Equipes pré-formadas também são aceitas, com um máximo de cinco pessoas por grupo.