Indústrias de SC apostam em feiras setoriais para atingir mercado externo

Servitech, de Tubarão, participa da Fispal em busca de novos parceiros internacionais. (foto: Ana Roieski)

Por: Pedro Leal

24/06/2024 - 19:06 - Atualizada em: 24/06/2024 - 19:41

Os fornecedores da indústria de alimentos e bebidas de Santa Catarina, setor que é líder nas exportações do estado e segunda colocada entre as que mais empregam, apostam na participação em feiras setoriais para ampliar sua rede de contatos e fechar negócios com parceiros internacionais. Na semana de 18 a 21 de junho, cerca de 40 expositores catarinenses participaram da Fispal Tecnologia, maior evento para as indústrias de alimentos e bebidas da América Latina, sediado em São Paulo.

Completando 40 anos, a Fispal reuniu expositores de 17 países, entre eles Alemanha, China, França, Alemanha, Chile, Itália, Tailândia, Turquia, Uruguai e Estados Unidos, além de visitantes internacionais de 31 países, com destaque para a presença dos principais países da América do Sul.

Entre os benefícios de participar de feiras setoriais consolidadas aqui no Brasil está a oportunidade de fazer contatos e prospectar negócios com parceiros internacionais e também a possibilidade de reduzir despesas. Isso porque os custos de participação em eventos dentro do país são menores do que a compra de um espaço no exterior e demais custos de viagens em moeda estrangeira, especialmente para as indústrias de menor porte.

A presidente da câmara de comércio exterior da Fiesc, Maria Teresa Bustamante, afirmou que uma estratégia para que as empresas participantes possam maximizar esses esforços é a contratação de estudos de Inteligência Comercial elaborados pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiesc. “Isso permite que as indústrias contem com um dossiê para otimizar sua participação no evento e atingir seus objetivos”, explicou.

Diante da expressiva participação de indústrias catarinenses da cadeia produtiva de alimentos do setor no evento, a Federação destacou profissionais da sua área internacional para dar suporte a eventuais demandas de internacionalização das empresas expositoras durante a feira.

Para Rafael Amante, gerente comercial e industrial da Servitech, de Tubarão, a participação em feiras sempre traz a oportunidade de mostrar a marca ao mercado e apresentar os produtos ao maior número de pessoas possível num curto espaço de tempo.

Na avaliação de Carla Simone Bertochi, diretora da Indata Pack System, de Palhoça, as feiras permitem ampliar o alcance da marca e fortalecer sua imagem. “O contato direto com compradores de diferentes regiões e setores, tanto do mercado interno quanto do externo, abre portas para novos mercados e consolida parcerias”, explicou Carla.

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).