Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Indústria de SC gera 31,1 mil vagas em 2024

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

03/02/2025 - 16:02 - Atualizada em: 03/02/2025 - 16:38

Com um saldo positivo de 31,1 mil postos de trabalhos criados, a indústria foi o segundo setor da economia que mais gerou empregos em 2024 em Santa Catarina. O desempenho foi bem superior aos 3,7 mil postos de trabalho industriais criados em 2023, de acordo com dados do Observatório Fiesc Considerando todos os setores econômicos, o estado gerou 106,4 mil vagas.

“A indústria catarinense viveu um bom momento em 2024, impulsionada pelo crescimento de segmentos como a construção civil e também setores que se beneficiaram do ciclo de redução dos juros, iniciado em 2023 e encerrado em meados de 2024. Isso se refletiu na geração de empregos e também na elevação da renda das famílias”, explica o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

Governo de SC define aumento de 21,5% para Segurança Pública

A construção civil foi o ramo que mais gerou oportunidades, com 6,1 mil vagas formais em 2024. O setor foi destaque ao longo do ano, e refletiu o bom momento do mercado imobiliário em SC, especialmente no litoral.

Segundo no ranking de empregos na indústria, o setor de equipamentos elétricos criou 3,8 mil empregos, impulsionado pela demanda interna. Análise do Observatório Fiesc aponta, entre os fatores, a alta de 14,4% nas vendas de eletrodomésticos no acumulado de janeiro a novembro. “O setor foi estimulado pelo consumo das famílias e também pela demanda externa, especialmente por motores elétricos”, explica a economista Camila Morais, do Observatório Fiesc.

Também favorecido pelo consumo das famílias e exportações, o setor de alimentos e bebidas encerrou 2024 com saldo de 3,5 mil postos de trabalho gerados. “SC exportou carnes de aves e suínos para novos mercados e também aumentou vendas a parceiros tradicionais como Filipinas e Japão. O crescimento das vendas em hipermercados, com destaque para os laticínios, também favoreceu o setor”, avalia Camila.

O maior nível de consumo estimulou também a indústria de produtos químicos e plásticos, com abertura de 3,4 mil vagas.

Outros setores

A geração de empregos no setor de serviços foi de 55,2 mil, enquanto no comércio o saldo positivo de vagas totalizou 20 mil. A agropecuária criou 76 postos de trabalho formais no ano passado.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).