Indumak expande área industrial e investe em robõspara ampliar linha de paletização

Divulgação/Indumak

Por: Pedro Leal

03/06/2024 - 20:06 - Atualizada em: 03/06/2024 - 20:20

A Indumak, empresa catarinense que é destaque no mercado de máquinas empacotadoras, está investindo em estrutura com o objetivo de ampliar a produção. O plano de expansão, o qual prevê a ampliação da fabricação da linha de sistemas de paletização, a linha P de produtos da empresa, resultará no aumento de 40% da área disponível em relação ao tamanho atual.

A companhia está estruturando o novo espaço, que será dedicado para as linhas de paletização, favorecendo o fluxo dos processos produtivos, além de disponibilizar maior possibilidade de entregas para projetos especiais. A ação faz parte do planejamento anunciado em 2024, que integra um pacote de investimentos industriais voltado à inovação e ao crescimento da empresa.

“Nossa nova unidade fabril, que ocupa uma área de aproximadamente três mil metros quadrados, está localizada na cidade de Guaramirim, há seis quilômetros de distância da matriz em Jaraguá do Sul. Será formada por setores de administração, engenharia, almoxarifado, montagem e logística, tudo pensado detalhadamente para oferecer bem-estar para os colaboradores que lá atuarão a partir de agosto deste ano”, pontua o diretor comercial da empresa, Gelson Schmidt.

Uso de robôs para paletização aumenta eficácia e otimiza tempo

A robotização é uma alternativa que otimiza a linha de produção, potencializa resultados e agrega em outros benefícios. No caso da paletização robotizada, os robôs industriais são utilizados para realizar tarefas relacionadas à formação e movimentação de pallet no final da linha de produção. A implementação da tecnologia aumenta a eficiência, a precisão e a agilidade desta etapa do processo.

“O nosso sistema de paletização robotizada PA-50 é altamente versátil e aplicável a diversos produtos. Com um grande número de periféricos, oferece flexibilidade na configuração do layout, permitindo diferentes regimes de operação e movimentação. Além disso, o sistema controla integralmente as interações com os produtos e segue práticas e normas de segurança específicas para o uso de robôs na indústria, garantindo operação flexível e segura”, destaca o diretor comercial da empresa.

Segundo Schmidt, a nova indústria está preparada para gerar valor para os clientes, com um posicionamento de melhoria contínua e crescimento sustentável, além de produtos que se destinam para os mercados interno e externo, atendendo mais de 50 países. “Quando estiver operando em sua capacidade total, a nova unidade poderá produzir até seis linhas robóticas simultaneamente. Esta é uma necessidade percebida em consequência direta da elevada procura no mercado, tanto nacional, quanto no exterior, e que contribuirá com o crescimento e avanço das indústrias clientes da Indumak”, finaliza.

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).