Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Indumak apresenta soluções para indústria do arroz na Abertura da Colheita 2024

Divulgação/Indumak

Por: Pedro Leal

26/02/2024 - 13:02 - Atualizada em: 26/02/2024 - 13:04

A safra brasileira de arroz 2023/24 deverá ser 7,2% maior em relação à anterior, chegando a 10,8 milhões de toneladas, segundo previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Estima-se que o consumo interno permanecerá em torno de 10,3 milhões de toneladas, destacando o país como um dos principais produtores e exportadores globais do grão.

De olho nas novidades deste mercado em aquecimento, a Indumak, de Jaraguá do Sul, participou entre os dias 21 e 23 de fevereiro da 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos, junto com outras empresas de renome no setor. Realizado na Estação Terras Baixas da Embrapa, em Capão do Leão (RS), o encontro de nível nacional teve como tema “Gestão Potencializando Safras”, proporcionando aos participantes uma visão aprofundada das últimas inovações e práticas de gestão agrícola.Líder em soluções tecnológicas para empacotamento vertical no país, a Indumak detém uma grande parcela do mercado, com 60% de participação no setor de grãos e cereais. A empresa integrou as atividades do evento no espaço Salão da Indústria 4.0, apresentando novidades em máquinas e equipamentos para áreas diversas como empacotamento, enfardamento, ensacamento, encaixotamento e sistemas de paletização.

“Nossa presença faz parte da nossa estratégia e compromisso com a inovação na indústria alimentícia brasileira. Mostramos diretamente ao setor como nossas tecnologias contribuem para os desafios específicos enfrentados pelos produtores de arroz”, colocou o diretor comercial da empresa, Gelson Schmidt.

A segurança no armazenamento é uma das preocupações primordiais do segmento, visto que a qualidade e a integridade dos grãos de arroz devem ser mantidas desde a colheita até a mesa do consumidor. Nesse âmbito, o sistema de empacotamento desempenha um papel decisor para o padrão do produto, visto que através dele os riscos inerentes ao armazenamento, como infestações biológicas, oscilações de temperatura e umidade, podem ser minimizados e até mesmo eliminados.

“Os sistemas de empacotamento da Indumak garantem um selamento muito cuidadoso dos pacotes. É através do selamento horizontal e vertical do pacote, normalmente através de transpasse sobreposto, que entregamos total qualidade, garantindo que o produto passe por todas as etapas logísticas e chegue ao cliente final com total segurança”, afirma Schmidt.

Entre outros benefícios, além de garantir a qualidade e segurança do produto, os sistemas de empacotamento da Indumak otimizam o espaço de armazenamento, reduzindo custos de transporte e operacionais.

“A automação nos processos de empacotamento, agrupamento e movimentação resulta em maior eficiência e produtividade, oferecendo eficiência e economia. Não só reduzindo tempo e custos, mas também promovendo mais tranquilidade ao eliminar preocupações com falhas ao longo da cadeia”, explica.

Ele ainda destaca que as máquinas são construídas com materiais de alta qualidade e projetadas para resistir ao ambiente rigoroso da produção, proporcionando desempenho confiável a longo prazo, além de diferenciais de eficiência operacional. “Com tecnologias avançadas, alcançamos velocidades de empacotamento muito mais altas, que reduzem erros e interrupções não programadas”, complementa o diretor comercial da empresa.

Em 2023, ano caracterizado pela introdução de novos produtos e a consolidação da presença da Indumak no mercado, a companhia alcançou um significativo crescimento de 22%, atingindo os resultados estabelecidos para o período. Diante dos resultados positivos, as expectativas para este ano seguem promissoras, com planos de superar novamente as metas propostas. Segundo a diretoria, a companhia terá forte envolvimento em eventos direcionados, como convenções e feiras, nacional e internacionalmente, com ênfase nas soluções integradas e na automação total da indústria.

“O ano de 2024 promete ser marcante, repleto de lançamentos e avanços tecnológicos que nos desafiarão a alcançar novos patamares”, conclui Schmidt.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).