Índice Bovespa segue em alta histórica

Por: Pedro Leal

18/01/2018 - 10:01 - Atualizada em: 18/01/2018 - 10:26

Pela terceira vez na semana, o Índice Bovespa – principal medidor do desempenho das ações negociadas na bolsa – registrou crescimento recorde. Na terça-feira (16), o indicador superou pela primeira vez a linha dos 80 mil pontos, antes de fechar em 79.831. A pontuação representa o valor hipotético de uma caderneta de ações constituída em 1968, com 100 pontos base. Nesta quarta-feira (17), o Ibovespa se manteve acima da linha dos 80 mil, superando a linha dos 80,500 por volta das 14h50, em alta.

A alta recorde de terça-feira foi comemorada pelo presidente Michel Temer através de sua conta no Twitter. “Muito me alegra o resultado da Bovespa, que ultrapassou hoje o patamar inédito de 80 mil pontos. O recorde significa valorização das nossas empresas, que, com a inflação baixa, podem investir mais e gerar emprego e renda para o país”, disse o presidente na rede social.

Embora não tenha impacto direto na maioria das empresas da região – no Vale do Itapocu, apenas a Weg negocia ações na bolsa – a alta histórica tem impactos indiretos na economia, como frisa o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul, Gabriel Seifert. “Esse resultado traz mais confiança para os investidores no Brasil, o que faz com que a economia gire em todos os níveis e que os empresários se sintam mais seguros para investir”, frisa. Até esta semana, o recorde havia sido o dia 8 de janeiro, quando a pontuação do Ibovespa atingiu 79.378 pontos.