O crescimento econômico de Araquari, no litoral Norte de Santa Catarina, chama a atenção de empreendedores de várias regiões do País e atrai investidores internacionais.
Nos últimos anos, o município localizado estrategicamente em pleno corredor do Mercosul, favorecido pela malha rodoviária da BR-101 e conexões com rodovias que levam a grandes centros consumidores, aos principais portos e aeroportos que movimentam a balança comercial, tem experimentado um notável crescimento econômico impulsionado por diversos fatores.
Dados do IBGE apontam que entre 2006 a 2021, o crescimento do PIB municipal apresentou o 3° melhor desempenho da região intermediária. Nos últimos 5 anos, o crescimento nominal do nível de atividade da cidade foi expressivo, na ordem de 133,5%. O município ocupa a décima segunda posição em Santa Catarina em desenvolvimento econômico, com PIB superior a R$ 7, 4 bilhões (IBGE 2021).
Impulsionada por indicadores positivos, os Núcleos de Jovens Empresários e da Mulher Empreendedora de Araquari, realizam no dia 17 (quarta-feira), o evento Sessão Negócios com apoio da Associação Empresarial e do SEBRAE, com o objetivo de oportunizar a ampliação de redes de relacionamento, parcerias e contato direto entre fornecedores e compradores de todos os segmentos das cadeias produtivas.
O evento será às 18 horas, e é aberto a empresários de todas as regiões e ocorrerá na sede da entidade, na Rua Prefeito Itamar Bertino Cordeiro, 37, Centro. Informações pelo telefone (47) 996 99 0147 e inscrições pelo link https://app.higestor.com.br/inscricao/10794.
Chegada de grandes investimentos acelerou crescimento do município
Com destaque especialmente no setor industrial, com a instalação de grandes empresas, sobretudo no ramo automotivo e de tecnologia, Araquari apresenta um desenvolvimento econômico que não se limita apenas aos setores tradicionais, mas também abraça a inovação e a tecnologia, com o estímulo ao empreendedorismo e a criação de startups.
Programas de incentivo fiscal e parcerias público-privadas têm contribuído para atrair novos investimentos e impulsionar a diversificação da economia local, com maior geração de empregos e aumento da renda per capita da região.
A chegada de empresas multinacionais trouxe consigo investimentos significativos em infraestrutura e capacitação de mão de obra local, movimentando também o mercado imobiliário, de serviços e estimulando o comércio. Mesmo setores tradicionais, como a agricultura e a pecuária, também acompanharam o crescimento acima da média estadual e nacional, adotando práticas mais modernas e sustentáveis, o que resultou em aumento da produtividade e diversificação da economia local.
Para as lideranças empresariais do município, embora ainda persistam desafios em áreas como a infraestrutura de transporte e na educação profissionalizante, o crescimento econômico de Araquari é um reflexo do dinamismo e da capacidade de adaptação do município diante das oportunidades oferecidas pelo mercado globalizado.