Ibovespa fecha em queda de 0,69% com preocupações econômicas globais

Foto: Getty Images

Por: OCP News Criciúma

08/09/2023 - 20:09 - Atualizada em: 12/09/2023 - 13:14

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), encerrou o pregão desta sexta-feira (8) com uma queda de 0,69%, atingindo 115.189,67 pontos e movimentando um volume financeiro de R$ 14,28 bilhões. Na semana, o Ibovespa acumulou uma queda de 2,36%. O volume de negociações foi menor do que o usual, já que os mercados voltaram à atividade após o feriado nacional de quinta-feira (7).

A pressão sobre os mercados acionários globais foi uma característica marcante desta semana. Por um lado, dados econômicos positivos nos Estados Unidos elevaram as expectativas de que o Federal Reserve, o banco central americano, mantenha as taxas de juros em seu patamar atual por mais tempo. No entanto, números econômicos mais fracos vindos da Europa e da China geraram preocupações sobre a saúde da economia global.

André Fernandes, da A7 Capital, destacou que o Ibovespa refletiu o comportamento dos mercados globais na quinta-feira (7). Ele observou que as bolsas de valores em todo o mundo tiveram quedas devido a vários fatores, como a recuperação econômica mais lenta da China, mesmo após estímulos significativos, e a apreensão em relação a um possível aumento nas taxas de juros nos Estados Unidos na reunião de novembro do Federal Reserve. Fernandes também mencionou que as expectativas estão divididas entre a manutenção das taxas de juros ou um aumento de 0,25 ponto percentual.

Destaques do dia incluíram ações da Vale (VALE3), que caíram 2,29% para R$ 66,44, influenciadas pelo declínio dos futuros do minério de ferro na Ásia. O planejador estatal da China anunciou que deve intensificar a supervisão regulatória do mercado, o que impactou o preço do minério de ferro. Por outro lado, a Petz (PETZ3) e a Yduqs (YDUQ3) registraram altas, com valorizações de 4,23% e 1,87%, respectivamente. Fernandes explicou que a alta da Petz pode ser resultado de uma realização de lucros, pois investidores com posições vendidas no ativo estariam recomprando ações. Quanto à Yduqs, a notícia de um possível programa de refinanciamento (refis) do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) por parte do governo impactou positivamente as ações da empresa de educação.

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.