Hospital São José apresenta prestação de contas à comunidade e homenageia parceiros

Por: Pedro Leal

25/11/2021 - 12:11 - Atualizada em: 25/11/2021 - 12:34

O Hospital São José realizou nesta quarta-feira (24), no Grande Teatro do Centro Cultural da SCAR, evento de prestação de contas e de reconhecimento a apoiadores e incentivadores dos projetos de incentivo fiscal. O evento também faz parte da celebração de 85 anos da instituição, completados na segunda-feira, dia 22.

Dentre os destaques em resultados, apresentados pelo diretor geral Maurício José Souto-Maior e pelo coordenador de captação de recursos Jefferson Ferrari, o projeto 60+, com foco na atenção a idosos, totalizou um número superior a 16 mil atendimentos a pessoas que utilizaram os serviços da instituição e beneficiou indiretamente mais de 20 mil famílias. O 60+ é um dos projetos viabilizados por meio de parcerias da comunidade, com repasses de empresas e instituições, e também apoiados por meio de leis de incentivo.

Como forma de reconhecimento ao engajamento da sociedade, o Hospital São José prestou homenagens que destacaram a importância de participação de doadores em várias iniciativas que podem ser amparadas na legislação e via renúncia fiscal.

O vice-presidente da Fiesc na região do Vale do Itapocu, Célio Bayer, recebeu uma placa de agradecimento e representou empresas e instituições homenageadas. O empresário salientou a necessidade de um engajamento cada vez maior da sociedade a iniciativas que contribuam para melhor qualidade de vida, apoiando projetos em áreas como educação, saúde, esportes, na assistência a quem necessita de atenção por algum tipo de deficiência, às crianças, adolescentes e na terceira idade.

“É uma missão que devemos alcançar continuamente, a inclusão em todas as suas dimensões”, sustenta Bayer, citando o compromisso da classe empresarial com a causa.

O vice-presidente destacou como uma das ferramentas de mobilização o Fundo Social, projeto que surgiu em Jaraguá do Sul e já estende a 8 vice-presidências regionais do estado, com uma plataforma que possibilita às organizações que buscam apoio divulgarem seus projetos, ao mesmo tempo em que recebem capacitação e orientação para a sua estruturação.

Célio Bayer lembra que as doações via leis de incentivo podem contemplar tanto pessoas jurídicas (empresas) como físicas, ou seja, individualmente cada cidadão pode contribuir com qualquer valor, dedutível do Imposto de Renda. Por isso, diz, há um esforço para que os escritórios de contabilidade estejam cada vez mais integrados ao Fundo Social no sentido de orientar os contribuintes a direcionarem uma parte do imposto a pagar para iniciativas sociais.

“É a soma que vai fazer a diferença”, reitera Célio.