Referência na saúde suplementar do Norte catarinense, o Hospital Dona Helena celebra, no dia 12 de novembro, 109 anos de atuação marcados pela tradição e, sobretudo, pela expansão de serviços e investimento em tecnologia e inovação.
Nos últimos anos, a instituição tem ampliado a presença em Joinville, com novas unidades e a modernização das áreas clínicas.
O Centro Clínico Dona Helena, localizado na Rua Blumenau, 123, passa por reestruturações para abrigar novos serviços, entre eles uma área dedicada ao atendimento cardiovascular e melhorias no Núcleo de Atendimento Integrado à Mulher, que ganhará novos espaços e maior conforto para as pacientes.
O planejamento estratégico do hospital inclui a consolidação, em 2025, de duas importantes unidades: a Clínica Estação, no Shopping Estação (Zona Sul), e a Clínica Perini, no Perini Business Park (Zona Norte). Ambas ampliam o alcance dos serviços do Dona Helena e fortalecem o vínculo da instituição com a comunidade joinvilense.
Tecnologia e capacitação
Entre os marcos do novo momento do hospital está o Programa de Cirurgia Robótica, iniciado em 2024, que já soma quase 200 procedimentos realizados. A iniciativa posiciona o Dona Helena como centro de capacitação em robótica cirúrgica, oferecendo cursos de qualificação para profissionais de enfermagem e, em breve, treinamentos médicos especializados.
Parceria com a Fapesc e inovação hospitalar
Com a assinatura de um convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que prevê um investimento de R$ 40 milhões, o hospital projeta para 2026 a criação de um ecossistema de inovação hospitalar.
O projeto deve reunir startups, universidades e instituições de saúde para o desenvolvimento de soluções tecnológicas baseadas em Inteligência Artificial, com impacto também sobre os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Quando olhamos para o futuro, enxergamos oportunidades para crescer junto com a comunidade de Joinville. As nossas clínicas são exemplos dessa aproximação, e estamos atentos às novas tecnologias e equipamentos sofisticados para oferecer uma gama de serviços de excelência, conduzidos por nossos médicos, enfermeiros e técnicos”, destaca o diretor-geral do Dona Helena, José Tadeu Chechi.
Estrutura e atendimento
Atualmente, o Hospital Dona Helena conta com mais de mil médicos cadastrados, 172 leitos operacionais, 34 leitos de UTI e um centro cirúrgico moderno, com destaque para a cirurgia robótica. A instituição mantém convênio com 18 planos de saúde, que representam 120 mil vidas, e oferece atendimentos também nas clínicas Estação e Perini.
Com 109 anos de história, o Dona Helena reafirma seu compromisso com a qualidade assistencial e o desenvolvimento da saúde em Joinville e na região Norte de Santa Catarina.