Hospital de Itajaí recebe 20 ventiladores pulmonares fabricados pela WEG

Divulgação/WEG

Por: Pedro Leal

28/07/2020 - 11:07 - Atualizada em: 28/07/2020 - 14:14

O Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, recebeu nesta segunda-feira (27) mais 20 respiradores e 20 monitores multiparâmetros do Governo do Estado.

A entrega ocorreu durante a tarde com apoio da Defesa Civil, Codetran e Polícia Militar. Os equipamentos são destinados ao Complexo Madre Teresa para que sejam implantados mais 20 leitos de UTI para pacientes com Covid-19. Ainda não há data definida para a ativação.

Os respiradores são fruto do contrato da WEG com o governo do Estado e o Ministério da Saúde para a produção e fornecimento dos equipamentos.

Durante a tarde desta segunda ocorreu uma reunião do Município com a Direção do Hospital e nesta terça-feira (28), o prefeito de Itajaí Volnei Morastoni, representantes do Marieta e demais autoridades terão uma reunião em Florianópolis com o Secretário de Estado da Saúde, André Motta, para discutir com o Governo do Estado o funcionamento do novo complexo, bem como prazos, leitos de retaguarda, entre outros encaminhamentos.

O compromisso do Estado é instalar 40 leitos de UTI e 40 leitos de enfermaria no hospital.

Atualmente, o Hospital Marieta conta com 50 leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes com COVID-19 e 41 leitos de enfermaria. Nesta segunda-feira, 49 dos 50 leitos de UTI estavam ocupados (98%).

Produção de respiradores

O plano da WEG era produzir inicialmente 500 ventiladores pulmonares dedicados a UTI, quantidade então estimada em função da dificuldade da busca de componentes importados.

Porém, em uma operação de alta complexidade a empresa conseguiu montar em pouco mais de 30 dias uma linha específica para a produção dos ventiladores pulmonares para UTI em Jaraguá do Sul, cidade sede da companhia.

Foram remodeladas cinco áreas de diferentes unidades fabris da empresa e mobilizados mais de 100 colaboradores para a produção dos equipamentos.

Ao todo a companhia se comprometeu a produzir 1.450 ventiladores pulmonares. Destes 950 serão destinados ao Governo Federal e 500 ao Governo do Estado de Santa Catarina.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul