Histórias de empreendedorismo: Osmar Mendonça, uma vida dedicada ao comércio de Jaraguá do Sul

Foto: Rafael Bahr.

Por: Felipe Junior

06/10/2018 - 07:10 - Atualizada em: 08/10/2018 - 08:33

A história do seu Osmar, 56, no comércio jaraguaense começou na década de 1970. Os pais dele, Nascimento Mendonça e Claudina Mendonça, tinham duas lojas na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, a Calçados Mendonça.

Uma loja de calçados no começo e uma no final da rua. As lojas eram muito tradicionais e conhecidas de todos na cidade. Segundo Osmar, o negócio tinha o slogan “O bom da Marechal, do começo ao final”.

Osmar conta que seus pais tinham o dom de empreender e a loja vendia muito bem, principalmente pela boa localização. “Com isso, a gente aprendeu muito a ir atrás dos nossos objetivos. Sempre tivemos bons professores no comércio”, relembra Osmar.

“Eu já fui representante de móveis para escritório, trabalhei em uma lavação. Por quatro anos, fui gerente de um posto de gasolina. Eu já fiz de tudo, você não tem ideia”, brinca Osmar.

Foto: Rafael Bahr.

Segundo ele, empreender no mercado de áudio e vídeo não foi fácil. “Comecei com um projetor, duas caixas de som e um microfone. O atendimento era só por telefone e não tinha endereço fixo. Sem capital de giro, fazia projetos e cobrava 50% antecipado. Buscava as mercadorias em São Paulo”, relembra.

Osmar embarcava no ônibus a noite e chegava de madrugada em São Paulo, ele ia para Santa Efigênia e a noite embarcava no ônibus de volta. No dia seguinte, voltava a luta novamente.

Osmar alugou uma casa para ter um ponto fixo e passou a comprar direto dos fornecedores. Depois de um certo tempo, seu filho Daniel começou a trabalhar com ele. “Como ele já era técnico em eletrônica, agregou mais um serviço na minha loja. Além de vender, passei a dar assistência técnica em projetores e eletrônicos”, comenta.

“Ele está comigo até hoje, é meu sócio e comanda nossos colaboradores. É o cabeça dos projetos, ele que faz a máquina funcionar, desde locação, instalação de som, automação até câmeras de vigilância”, declara.

Foto: Rafael Bahr.

Já com o passar do tempo e aumentando o serviço, Osmar contratou mais colaboradores e sua esposa começou a trabalhar com ele. Abriram uma loja por sentir a necessidade de ampliar seu público.

A SLM Mendonça presta serviço em: locação para festa, aniversários e casamento; eventos corporativos com projetores de alta resolução e painel de led, instalação de som ambiente igrejas escolas auditórios, automação residencial, projetores telas elétricas, home theater, cabos HDMI, VGA conectores, cortinas elétricas rolos e câmeras de segurança.

A SLM Mendonça fica na rua Leopoldo Mahnke, nº 85, na lateral da Barão do Rio Branco com a Marina Frutuoso, no centro da cidade. Telefone: (47) 3275-3035 / (47) 99979-0137 ou (47) 99995-0237. E-mail: slm@mendonca.com.br.