Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Havan se manifesta após operação contra grupo que aplicava golpes com nome da empresa

Foto: Divulgação/Havan

Por: Pedro Leal

26/03/2026 - 15:03 - Atualizada em: 26/03/2026 - 15:42

A Havan se manifesta nesta quinta-feira, 26, após a operação da Polícia Civil de Santa Catarina que cumpriu mandados de busca e apreensão em cidades de São Paulo, Paraná e Minas Gerais contra um grupo investigado por aplicar golpes utilizando o nome da varejista.

O empresário Luciano Hang afirma que a ação mostra a dimensão do problema enfrentado pela empresa e por consumidores em todo o país.

“Em apenas 24 horas, esses criminosos já haviam movimentado mais de meio milhão de reais. Isso é inaceitável. Todos os dias surgem novos golpes para enganar nossos clientes, usando a credibilidade da Havan e também a minha imagem”, diz.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Segundo Hang, a empresa tem atuado de forma constante para denunciar conteúdos falsos e cobrar medidas das plataformas digitais. Ele lembra que a Havan já obteve decisão judicial para retirada de anúncios fraudulentos, mas as irregularidades continuam sendo registradas.

“Já vencemos uma ação contra a Meta, dona do Facebook e do Instagram, por impulsionar conteúdos falsos. Mesmo assim, a ordem judicial segue sendo desrespeitada, com centenas de descumprimentos. Continuamos cobrando providências para barrar esses anúncios. Não dá mais para tolerar esse tipo de situação. As plataformas também precisam assumir a responsabilidade”, afirma.

O empresário também faz um alerta para que consumidores verifiquem sempre os canais oficiais antes de qualquer ação.

“A Havan não realiza investimentos, não pede depósitos, não solicita transferências, nem faz o cartão Havan de forma virtual, apenas presencial nas nossas lojas físicas. Quando alguém vê esse tipo de anúncio ou recebe esse tipo de proposta, precisa desconfiar. A orientação é não fazer pagamentos e buscar os canais oficiais da empresa”, diz.

Hang destaca que todas as comunicações oficiais estão apenas nas redes sociais verificadas da empresa e do empresário.

Por fim, o empresário parabeniza a atuação das autoridades e afirma que a empresa continuará colaborando com as investigações.

“Parabéns à Polícia Civil de Santa Catarina pelo trabalho. Vamos continuar denunciando, colaborando com as autoridades e alertando a população para evitar que mais pessoas sejam enganadas”, diz.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).