Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Grupo Malwee apresenta 11º Relatório de Sustentabilidade com foco em inovação e igualdade de gênero

Foto: Divulgação

Por: Pedro Leal

11/08/2025 - 14:08 - Atualizada em: 11/08/2025 - 14:37

O Grupo Malwee, referência global em moda sustentável, acaba de lançar a 11ª edição do Relatório de Sustentabilidade, documento que reúne os principais indicadores e conquistas de 2024 referentes ao tema. Entre os destaques estão o uso eficiente de recursos hídricos, evoluções em igualdade de gênero e a inovação em produtos com menor impacto ambiental.

Sensores Inteligentes WEG evitam paradas não planejadas em mina de cobre na Austrália

No ano de 2024, terceiro ciclo de execução do Plano ESG 2030, o Grupo Malwee avançou significativamente em relação à eficiência hídrica, 176,8 milhões de litros de água foram reutilizados na produção, 58% a mais do que em 2023. O consumo de água por peça também caiu, foram 17% a menos de água utilizada por peça ao comparar com o ano anterior.

Quando o assunto é igualdade de gênero, os números revelam um avanço superior em relação aos dados nacionais: a empresa catarinense está 20% acima da média do Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a média nacional de mulheres em cargos de liderança na indústria brasileira é de 31%, enquanto no Grupo Malwee o percentual chega a 51%.

Mercado reduz expectativas de inflação para 5,05% em 2025

A porcentagem de peças produzidas com matérias-primas ou processos sustentáveis também evoluiu para 90%. O resultado é 2 % maior que o ano anterior. A metá é atingir 100% até 2030.

Segundo Gabriela Rizzo, CEO do Grupo Malwee, a edição deste ano do relatório foi escrita com linguagem mais simples e sintetizada, sem ferir qualquer diretriz da Global Reporting Initiative (GRI). “Queremos ser exemplo e entendemos que faz parte do nosso papel desenvolver os consumidores para escolhas mais sustentáveis. Olhando para os relatórios em geral já publicados, entendemos que é possível ser ainda mais assertivo na comunicação para alcançar ainda mais pessoas, inclusive as que não são tão familiarizadas com o tema ESG, mas que querem ser parte da mudança que o mundo precisa”, explica.

Tecnologia e inovação à serviço das pessoas e do planeta

A Malwee, marca do Grupo Malwee, lançou em 2024 a terceira edição do Fio do Futuro, primeira malha reciclada do Brasil composta de roupas que seriam descartadas. Foram 4,5 toneladas de peças pós-consumo arrecadadas em parceria com a Cruz Vermelha para compor 5,5 toneladas da malha sustentável. Cada peça produzida com o fio emite 44% menos CO2 e consome menos de 33% de água. O Fio do Futuro também foi matéria-prima da coleção cápsula “Abrace o Futuro”, exposta no evento “A Chain Of Women”, iniciativa do Brazil Creating Fashion For Tomorrow, durante a London Fashion Week de 2024.

A marca apresentou no mesmo evento a primeira malha do Brasil capaz de capturar CO₂ do ambiente e o eliminar durante a lavagem: após 25 usos, uma única Camiseta Ar.voree captura a mesma quantidade de CO₂ do que uma árvore adulta. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a startup Xinterra (Singapura) e disponibilizada aos consumidores em maio deste ano.

“O ano de 2024 foi especial. Completei meu primeiro ano à frente do grupo como a primeira CEO fora da família e emplacamos grandes projetos. Nos orgulhamos da nossa história de relações duradouras com colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e com a natureza. Somos guiados pelo propósito de fazer moda ética e sustentável, que seja boa para as pessoas e para o planeta. Para nós, o mundo foi feito para durar!”, finaliza a CEO.

O relatório completo está disponível neste link.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).