Grandes empresas buscam startups de Florianópolis para inovar

O Living Lab Florianópolis vai até o final de julho deste ano | Foto Ilustrativa/SBGG-SP

Por: Ewaldo Willerding Neto

26/02/2019 - 07:02

A cooperação entre grandes empresas e startups têm modificado o ecossistema de negócios no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada em 2010 pela Endeavor em parceria com a EY-Parthenon e a Cátedra Insper-Endeavor, corporate venture é a expressão utilizada para caracterizar qualquer esforço de uma corporação para criar novas iniciativas empreendedoras (entrepreneurial ventures), seja ele interno ou externo. Esse movimento busca a inovação disruptiva de maneira rápida e eficiente.

Os objetivos desta aproximação, por parte de grandes empresas, podem ser variados e ocorrem porque, de maneira geral, empresas consolidadas precisam inovar em maior velocidade do que sua estrutura permite, já as iniciantes precisam de parcerias, investimentos e clientes para acelerar o crescimento. Dentre os benefícios estão aproximar-se do mindset empreendedor, complementaridade dos negócios, garantir controle do processo de inovação ou incorporar inovação.

A Softplan — empresa especializada em sistemas de gestão sediada em Florianópolis, que atende as áreas de Justiça, Governo e Construção — possui a Construtech Ventures, primeiro venture builder do mundo focado nos mercados imobiliário e da construção. O projeto tem como objetivo descobrir e apoiar construtechs — startups dedicadas a solucionar problemas do setor de infraestrutura. Segundo Bruno Loreto, Head de Operações do Construtech Ventures, para impulsionar negócios nascentes e promover a transformação digital nos já existentes na indústria da construção, a mudança de cultura é fundamental. “Programas de Corporate Venture por si só não funcionam. A raiz da transformação digital está na liderança e cultura”, destaca Loreto.

Outra forma de grandes empresas se aproximarem de startups é por meio de aceleradoras — o Darwin Startups, por exemplo, é uma aceleradora que busca aproximar grandes empresas de startups. “O principal diferencial do Darwin Startups é seu grupo de parceiros corporativos, referências em seus segmentos de atuação, que atuam como mantenedores do programa de aceleração, investimento financeiramente nas startups, bem como mentores e parceiros ao longo do processo”, comenta Marcos Mueller, CEO da aceleradora.

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.