Além de anunciar a privatização de 16 estatais, o Governo comunicou nesta semana que preparará a concessão de três parques nacionais: o dos dos Lençóis Maranhenses, o de Jericoacara e o de Foz do Iguaçu.

No caso da estrutura no Paraná, o planejado é a renovação do contrato de concessão do parque, que já é explorado pela iniciativa privada.

Parque de Jericoacara Foto Divulgação

O anúncio foi feito no Palácio do Planalto após uma reunião do presidente Jair Bolsonaro com o conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

A viabilidade do plano, contudo, ainda depende de análise do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Foto Divulgação Ministério do Turismo

De acordo com o governo, esses estudos vão indicar se há condições de mercado para concretizar a venda das estatais. As análises também poderão recomendar a manutenção da estatal ou a extinção da empresa.

Parque Nacional de Jericoacoara fica no Ceará e é um dos grandes pontos turísticos brasileiros, sendo cenário de filme e destino de famosos como Neymar, Isis Valverde e Bruno Gagliasso.

A área de preservação do Iguaçu conserva um dos maiores trechos da vegetação original da Mata Atlântica e recebe milhares de turistas todos os anos, assim como os Lençóis Maranhenses, que integra ecossistemas de mangue, restinga e dunas, associando ventos fortes e chuvas regulares.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger