Governo federal quer regular plantação de cannabis medicinal no Brasil

Foto: Imagem ilustrativa/Pixabay

Por: Elisângela Pezzutti

12/07/2023 - 09:07 - Atualizada em: 12/07/2023 - 09:27

O governo federal pretende regular o plantio de maconha para substituir a importação de princípios ativos da planta para fins terapêuticos. A informação foi dada em uma entrevista à Folha de S. Paulo, nesta terça-feira (11), pela secretária nacional de Políticas Sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça, Marta Machado.

Segundo a secretária, o Brasil necessita de uma ampla e adequada regulação da importação e cultivo da canabbis com baixa concentração de THC (componente que gera efeitos psicoativos), para fins industriais, farmacêuticos e medicinais. “A intenção de regular é para reduzir o preço dos produtos à base de cannabis e evitar, com isso, a judicialização que ocorre pelo país”, explica.

Marta Machado destacou, ainda, que liberar a plantação será uma das pautas prioritárias do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), composto por membros do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Polícia Federal, além de outras pastas.

De acordo com a secretária, existem modelos que autorizam o plantio apenas para a indústria farmacêutica e outros que reconhecem as associações. “A intenção é discutir amplamente com todos os atores envolvidos um sistema prudente de regulação, fiscalização e monitoramento que evite o desvio para uso recreativo e que priorize a produção local e a indústria brasileira apta a ingressar nesse mercado”, detalhou a secretária à Folha.

Agricultura familiar

Em recente audiência na Câmara dos Deputados, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, reforçou que a liberação do plantio da cannabis será importante para produzir medicamentos e até alimentos à base da maconha, podendo ainda beneficiar a agricultura familiar. “Hoje no Brasil, há famílias, grupos de famílias de pacientes, atuando na produção de cannabis pra uso medicinal”, afirmou.

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.