De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Economia, através do Mapa Geral de Empresas, somente no mês de julho, foi registrada a abertura de 189 novos empreendimentos em Gaspar. Ao todo, são 1.326 novas empresas registradas no município, em 2021. Com esses números, Gaspar está entre as 20 cidades do estado que mais abriram empresas neste ano, segundo a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina – JUCESC.

As novas empresas abertas no ano garantem um total de 9.690 CNPJs ativos no município, além dos registros de microempreendedores individuais (MEI), que são constituídos de forma virtual por meio do portal do Microempreendedor Individual, que somam um total de 55% desse quantitativo. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, Pablo Fachini, destaca o papel da administração municipal para a conquista desses números. “Esse é reflexo de incentivos realizados constantemente visando impulsionar a nossa economia local, mas também revela que Gaspar continua crescendo e se desenvolvendo, mesmo neste cenário de pandemia”, finaliza.

O prefeito Kleber Wan-Dall comemora os resultados. “Sabemos que essa retomada econômica se deve muito às ações efetivas de combate à Covid-19, aliada a vacinação da população. Cada vez mais buscamos fomentar o empreendedorismo e a criação de novos empregos e renda no município. Isso só demonstra que estamos no caminho certo”, conta Wan-Dall.

Atendimento

Os empreendedores de Gaspar contam com um espaço exclusivo para esclarecimentos de dúvidas. Localizado na sede da Prefeitura de Gaspar e vinculado a Secretaria Econômica Renda e Turismo, o Espaço do Empreendedor é responsável pela análise e encaminhamento das solicitações de alvará de funcionamento, além da orientação aos Microempreendedores Individuais (MEIs).

A modernização dos serviços do Espaço do Empreendedor e da Legislação com a lei da liberdade econômica conseguiu reduzir o tempo médio para abrir uma empresa em Gaspar. Atualmente, conforme a atividade da empresa o alvará poderá ser emitido em até 24h. A média de abertura geral é de quatro dias, de acordo com o Mapa Geral de Empresas.

O atendimento é das 8h às 17h de segunda-feira a sexta-feira. O telefone para contato é (47) 3091-2273.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.