Gás natural deve ter redução em 2023 em SC

Foto Divulgação/SCGÁS

Por: Pedro Leal

26/10/2022 - 14:10 - Atualizada em: 26/10/2022 - 14:52

Os horizontes do Gás Natural em Santa Catarina são promissores: perspectiva de redução do preço do gás e aumento de capacidade firme são garantias contratadas para os próximos anos. Estes avanços reafirmam a segurança de abastecimento do insumo, que hoje atende mais de 21 mil consumidores, dentre eles indústrias, comércios, postos e residências catarinenses.

Para o início de 2023, a perspectiva é que haja redução do preço do Gás, que será refletido nos próximos reajustes tarifários. De acordo com o Diretor Presidente da SCGÁS, Willian Lehmkuhl, a nova condição de suprimento com a Petrobras terá condições mais favoráveis. “Temos certeza de que, a partir de janeiro (de 2023), o preço será decrescente, e isso já está contratado”.

Os contratos para a aquisição do Gás Natural pela SCGÁS, seguem um regramento que leva em consideração as variações de cotação do Petróleo tipo Brent e do câmbio. Para este ano, o custo de aquisição de um dos contratos está fixado a 17% do Brent. Já em janeiro de 2023, a previsão é que haja uma queda para 14%, que precede um percentual de 11% do Brent para 2024.

Além dessa perspectiva, a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) concluiu a contratação de capacidade firme de saída de Gás Natural, resultante da Chamada Pública 03/2021 (CP03) da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG).

Por meio da ampliação da Estação de Compressão de Biguaçu (SC), haverá um aumento na pressão do Gás que eleva o volume de entrega do insumo. O objetivo é incrementar a capacidade em 77% para o trecho sul do Gasbol. A TBG apresentou à Agência Nacional de Petróleo (ANP) e aos participantes da CP03 uma proposta técnica que prevê entrega de capacidade adicional no trecho sul do gasoduto a partir de 01 de janeiro de 2024.

Com investimentos recordes de R$ 665 milhões, Santa Catarina ganhará novos 664 km de rede de distribuição de Gás Natural até 2026. Já para este ano, chegaremos a um total acumulado de 1.445 km de redes. Até 2026, a expectativa é de que 87 municípios catarinenses tenham acesso à fonte de energia mais limpa, que auxilia na transição para energias renováveis. Esse é o maior pacote de investimentos da história da SCGÁS, concessionária responsável pela distribuição de Gás Natural no território catarinense.