Uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo aponto Florianópolis como a segunda cidade do Brasil mais procurada por turistas e estrangeiros. De acordo com o levantamento, 17,1% dos turistas escolherem a capital catarinense para visitar.

Na frente, apenas o Rio de Janeiro, com 29,7% da preferência. Em terceiro está Foz do Iguaçu, com 12,9%. A pesquisa entrevistou 38 mil pessoas durante o ano de 2018.

Entre os dez principais destinos, Santa Catarina se destaca com outras três cidades: Bombinhas  (6,4%),  Balneário Camboriú (4,4%) e Itapema (3,4 %).

Projeto Destino Floripa realizado pelo Floripa Convention focado em ações em países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile | Foto Ewaldo Willerding/OCPNews

Em relação a Florianópolis, o número representa uma queda se comparado ao percentual de 2017, que foi de 19,6%.

De acordo com o levantamento, o Brasil recebeu 6.621.376 turistas internacionais no último ano, o que significa um crescimento de 0,5% em relação a 2017, ano em que 6.588.770 estrangeiros vieram ao país.

O estudo foi realizado ao longo de 2018 com 39 mil turistas de outras nacionalidades, e revelou que a experiência turística brasileira superou ou atendeu plenamente a expectativa de 87,7% dos entrevistados. A pesquisa mostrou ainda que 95,4% pretendem voltar ao país.

Projeto Destino Floripa

Projeto quer que a Capital seja destino também para congressos de negócios e eventos corporativos, e não somente para lazer | Foto Ewaldo Willerding/OCPNews

Essa decisão dos estrangeiros se dá por meio de um trabalho realizado pelo Floripa Convention, com o projeto Destino Floripa – focado em ações internacionais para pulverizar o turista, principalmente os que vêm da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

“Esta é uma forma de promover e divulgar a cidade para que não haja a dependência da visita de um único turista, o argentino”, destaca o presidente da entidade, Humberto Freccia Netto.

Parte da equipe do Convention está desde o dia 10 de junho no Chile, participando da Fiexpo (Latin American and Caribbean Worldwide Meetings & Incentives Exhibition).

A ideia é, justamente, fortalecer o destino também para a realização de congressos de negócios e eventos corporativos, e não somente para lazer.

“Florianópolis também está no topo do ranking ICCA (International Congress and Convention Association), com a quinta posição, como a cidade mais escolhida para receber eventos internacionais no Brasil", comenta Freccia.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?