Tida como a principal força motriz da economia jaraguaense, a indústria local é responsável por empregar mais de 33 mil pessoas no município, o que representa um quinto da população, e movimentar mais de R$ 300 milhões no mercado internacional, além de estar entre os mercados de maior destaque em Santa Catarina. É pensando em fortalecer ainda mais este importante setor que Jaraguá do Sul sedia, entre os dias 15 e 18 deste mês, a segunda edição da Feira Industrial de Produtos e Serviços (Fipes) 2017, que ocorre no Parque Municipal de Eventos.
Com o tema “A indústria em foco – Aproveite a retomada da economia e apareça”, a feira é organizada pela Associação das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual do Vale do Itapocu (Apevi) e traz uma série de palestras, debates e painéis para ajudar os empresários e profissionais do setor a aproveitarem as novas oportunidades do mercado, impulsionando o desenvolvimento das empresas locais.
“Este tipo de evento colabora no sentido de criar novas possibilidades de negócios, prospectando novos clientes, divulgando produtos e serviços e ampliando as oportunidades. Diante de um cenário de retomada da economia, a empresa que não estiver preparada e, principalmente, preocupada em mostrar suas ideias e produtos, tende a ficar para trás em termos de competitividade”, afirma o presidente da Apevi, Marciano Aparecido Alves.
Ao todo, 53 expositores já confirmaram presença no evento, entre eles grandes marcas do setor produtivo, como WEG e BMW, e as entidades do Sistema Fiesc, como Senai, Sesi e IEL. Os visitantes poderão conhecer o trabalho de empresas de diferentes áreas, como metalmecânica, automobilístico, petróleo alimentício, metalúrgico, cerâmico, plástico, telecomunicações, automação, embalagens, logística e muitos outros.
De acordo com Alves, mais do que inovar, é preciso estar preparado para mostrar ao mercado como aquele produto fará diferença no cotidiano das empresas e de seus profissionais – prova disso é que o segmento de eventos de negócios está entre os que mais crescem no Brasil, com faturamento superior a R$ 209 bilhões. “Henry Ford declarou certa vez: ‘se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda’. Isso em uma época muito diferente. De lá para cá, isso só se fortaleceu e hoje é primordial para o negócio”, ressalta Alves.
A entrada da Fipes 2017 é gratuita e o evento é aberto para profissionais de todas as áreas. Para maior comodidade, a organização recomenda que os visitantes façam um credenciamento prévio, que pode ser preenchido online pelo endereço www.apevi.com.br/fipes2017. Em sua primeira edição, realizada em 2014, a feira contou com a participação de mais de 50 expositores, dos quais 54% realizaram negócios durante o evento e outros 92% prospectaram negócios, aponta a organização. A ideia é que ela ocorra a cada dois anos, mas em 2016, em função da crise, acabou não sendo realizada.
Serviço:
O quê: Fipes 2017
Quando: 15 a 18 de agosto, de terça-feira a quinta-feira, das 15h às 21h; sexta-feira, das 10h às 21h
Onde: Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul
Entrada gratuita. Cadastramento pelo site www.apevi.com.br/fipes2017.