Fiesc orienta empresas da região sobre Certificação de Origem

Divulgação/Fiesc

Por: Pedro Leal

09/03/2023 - 13:03 - Atualizada em: 09/03/2023 - 13:41

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) vai realizar no dia 14, em Jaraguá do Sul, encontro com empresas da região com o objetivo de orientar para a Certificação de Origem Digital e o sistema COD Brasil.

O Certificado de Origem é o documento que atesta a origem da mercadoria que está sendo comercializada entre países que mantêm acordos comerciais, com o objetivo de conceder redução ou isenção do imposto de importação, garantindo o acesso preferencial de produtos ao mercado externo.

O Sistema COD Brasil facilita a tramitação dos documentos necessários para a emissão do certificado de origem, permitindo às empresas exportadoras a inserção on-line das informações.

No encontro, que vai acontecer na unidade do Senaide Jaraguá das 8h30 às 10 horas, serão abordados aspectos como acordos comerciais, declaração de processo produtivo, conceitos de Normas de Origem, e orientar a elaboração de um Certificado de Origem corretamente, além de esclarecer outros assuntos relacionados com a certificação de origem. As inscrições são gratuitas, via formulário online no endereço https://forms.gle/nsVLwQxftqC9nPxZ9participar.

O evento é destinado a representantes de empresas importadoras e exportadoras da região, a prestadores de serviços e demais interessados no assunto.

Informações pelo telefone (48) 3231-4664 ou pelo e-mail cod@fiesc.com.br.