Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Fiesc estima liberação do contorno ao tráfego para julho

Estágio atual das Obras do Contorno Viário de Florianópolis permitiria liberação para tráfego em julho (foto: FIESC/Ricardo Saporiti)

Por: Pedro Leal

16/02/2024 - 15:02 - Atualizada em: 16/02/2024 - 15:22

Uma análise realizada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) na primeira quinzena de fevereiro aponta que será possível liberar o tráfego pelo Contorno Viário de Florianópolis em julho de 2024.

A conclusão baseou-se em visitas e imagens que fazem parte da análise realizada pelo engenheiro Ricardo Saporiti, que acompanha a evolução do projeto, e vai ao encontro de estudo anterior da entidade, que já apontava a possível conclusão das obras no fim do 1° semestre de 2024.

Segundo Saporiti, “o ritmo de evolução das obras e serviços, no período compreendido entre a última vistoria (junho/23) e a realizada em fevereiro de 2024 permite estimar – mantido o ritmo dos trabalhos – a liberação da via em julho deste ano.”

Para o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, o levantamento da entidade traz boas perspectivas para a conclusão desta obra estratégica para SC e o país. “Importante agora é cuidar das áreas lindeiras e faixas de domínio para que o contorno não se transforme em uma via urbana, comprometendo a segurança e a fluidez do corredor logístico litorâneo”.

O engenheiro responsável pela análise também destacou a urgência em estabelecer um Plano Diretor para o entorno da obra, de maneira a regulamentar o desenvolvimento das áreas lindeiras à faixa de domínio. A discussão deve passar pelos Poderes Executivos e Legislativos dos municípios de Palhoça, São José, Biguaçu e Governador Celso Ramos.

Histórico: O contorno viário tem uma extensão de aproximadamente 50 quilômetros. Pelo contrato de concessão, firmado em 14 de fevereiro de 2008, essa obra deveria estar em utilização a partir do quinto ano de Concessão (2012), mas só foi iniciada em maio de 2014. O prazo contratual final (fevereiro de 2012) foi sendo sucessivamente prorrogado para: fevereiro de 2015; fevereiro de 2017; fevereiro de 2019; dezembro de 2020, dezembro de 2023 e, finalmente, julho de 2024.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).