Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Fiesc e indústria da moda lançam movimento de valorização do setor

Divulgação/Fiesc

Por: Pedro Leal

30/04/2025 - 15:04 - Atualizada em: 30/04/2025 - 15:16

Responsável por um em cada cinco empregos gerados na indústria de Santa Catarina, a indústria da moda é mais do que uma tradição. Considerado referência no país, o setor movimenta R$ 40,3 bilhões no estado, o equivalente a 12,1% da economia catarinense. São mais de 10 mil indústrias em todas as regiões, em uma cadeia de produção integrada, favorecendo os ganhos de sinergia entre as empresas.

Esse é o contexto do movimento “SC, o estado da moda”, que a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) lança hoje, em parceria com as empresas e sindicatos industriais do setor. O start do movimento é o lançamento de um vídeo celebrando os principais marcos do setor que abriga algumas das mais antigas atividades industriais de SC.

Para o presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, a moda produzida em SC tem diferenciais relevantes, que precisam ser reconhecidos e valorizados. “Temos uma forte cultura têxtil, uma indústria inovadora e preocupada com a sustentabilidade. O movimento vem para ajudar a contar essa história para os catarinenses, e para homenagear os empresários e trabalhadores desse segmento, o maior empregador industrial do estado”, explica Aguiar.

O vídeo de 1 minuto mostra a potência da indústria da moda catarinense e suas diferentes expressões: roupas, calçados, roupa de cama, mesa e banho, tecidos, jeans, lingerie, moda praia, decoração, acessórios. Mostra uma indústria criativa, responsável, sustentável e tecnológica, reconhecida no Brasil e no exterior.

Também mostra que o ramo abre oportunidades para todos: costureiras, designers, publicitários, engenheiros ambientais, especialistas em logística, mecânicos e desenvolvedores de softwares, entre muitas outras profissões.

O presidente da Câmara Têxtil, de Confecções, Couro e Calçados da Federação, Giuliano Donini, explica que o estado tem uma vocação de grande integração na cadeia têxtil e empresas líderes em seus segmentos, que estão na vanguarda tecnológica e antenadas com tendências globais. “Esses diferenciais já são percebidos pelos nossos clientes, tanto em outros estados quanto no exterior. Está na hora de os catarinenses conhecerem mais sobre o que faz de Santa Catarina o estado da moda”, afirma.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).