Fiesc e Acij doam 400 testes rápidos para centro de triagem em Joinville

Foto: Divulgação

Por: Pedro Leal

23/04/2020 - 11:04

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) entregaram 400 testes rápidos ao Centro de Triagem do coronavírus anexo a Associação Atlética da Tupy, no Boa Vista, em Joinville.

A doação foi feita nesta quinta-feira (23). Equipes do Serviço Social da Indústria (SESI-SC) também irão atuar junto aos demais profissionais da saúde no local.

A equipe da Central de Triagem foi treinada para fazer a coleta de mucosa nasal e oral em pacientes com suspeita de coronavírus. Participaram da capacitação cerca de 75 acadêmicos do último ano de medicina da Universidade da Região de Joinville (Univille).

Serão submetidos ao teste, os pacientes que apresentarem os sintomas e se encaixarem dentro de critérios clínicos definido pelos médicos. As coletas serão encaminhadas ao Laboratório Central, em Florianópolis.

A aquisição dos 400 kits de testes rápidos foi realizada pela Fiesc por meio do Fundo Empresarial de Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (FERA-SC) e recebeu doações de todo o Estado, sendo metade deles da ACIJ.

Além disso, a entidade joinvilense fez outras ações. “Nós doamos mil macacões, três respirados, cestas básicas, máscaras, equipamentos como macas e estamos concluindo leitos no hospital”, explica o presidente da ACIJ, João Joaquim Martinelli.

A Central de Triagem atende gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e recebe em média 45 pessoas por dia. Ao chegar, o paciente recebe uma máscara, álcool gel nas mãos e passa por avaliação médica.

Nos casos com sintomas leves, é feita a recomendação de isolamento social. Já os casos graves são encaminhados para unidades de saúde com ambulância.

Na forma como o espaço foi planejado, as pessoas que chegam não têm contato com outras que passaram por avaliação e estão de saída.

Para quem está com o coronavírus, os sintomas mais leves são a coriza, febre alta, tosse, cefaleia e mialgia e para os casos mais graves a dificuldade de respirar.

É preciso ter cuidados porque alguns sintomas podem ser confundidos com gripes, rinite e crises de asma.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul