Fiesc debate inclusão na indústria em evento nesta quinta-feira, 18

Foto: Freepik

Por: Pedro Leal

15/04/2024 - 16:04 - Atualizada em: 15/04/2024 - 16:19

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) realiza nesta quinta-feira, dia 18, o IncluTech, evento que vai debater a inclusão de pessoas com deficiência na indústria. A abertura do encontro será conduzida pelo presidente da Federação, Mario Cezar de Aguiar, às 13h30. O IncluTech vai usar a tecnologia como elemento-chave para a inclusão.

Além das palestras, debates e cases de indústrias catarinenses que conduzem programas de inclusão bem-sucedidos, vai oferecer uma experiência imersiva no Metaverso, reprodução virtual de um ambiente físico onde as pessoas podem interagir entre si.

As inscrições podem ser feitas aqui.

A primeira palestra é com a jornalista Flávia Cintra, uma das autoras do livro Maria de Rodas, que reúne relatos sobre a experiência com a maternidade de mulheres que usam cadeiras de rodas. Ela abordará oportunidades para a construção de um mundo mais inclusivo.

O evento contará, ainda, com a participação da presidente do Instituto Guga Kuerten, Alice Kuerten, e do CEO da ICOM Libras, Cid Torquato. A programação inclui a apresentação de boas práticas de inclusão das empresas General Motors, Grupo Empresarial Jorge Zanatta (Canguru e Imbralit), Intelbras e Aurora Coop.

O encontro também terá um painel com representantes da Justiça e órgãos de controle, como o desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), e o desembargador Amarildo Carlos de Lima, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12ª Região.

Portal exclusivo para pessoas com deficiência

No IncluTech, a Fiesc destacará seu Portal de Inclusão, plataforma on-line e gratuita na qual profissionais e empresas cadastram voluntariamente currículos e oportunidades de trabalho exclusivas para pessoas com deficiência. A ferramenta dispõe, ainda, de qualificação por meio de cursos oferecidos pelas entidades da Fiesc (SESI e SENAI) e demais parceiros.

Acesse e conheça.

Confira a programação completa:

  • 13h30 Abertura, com Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC
  • 13h45 Apresentação da experiência digital no Espaço Metaverso, com Sérgio Villarreal, especialista em Ambientes Imersivos do SENAI, e Ramon Candaten Garcia, profissional de Segurança da Informação da FIESC
  • 14h Palestra “Construindo um mundo inclusivo”, com a jornalista Flávia Cintra
  • 14h45 Painel “Os vários mundos da Inclusão”, com Pablo Bittencourt, economista-chefe da FIESC; Alice Kuerten, presidente do Instituto Guga Kuerten; e Cid Torquato, CEO da ICOM Libras – Mediação: José Eduardo Azevedo Fiates, diretor de inovação e competitividade da FIESC.
  • 15h35 Coffee Break
  • 15h55 Painel “Experiências exitosas de inclusão” com indústrias, com Julio Cesar Affeldt, da General Motors; Sílvia Sá, do Grupo Empresarial Jorge Zanatta (Canguru e Imbralit); Dione de Quadros Teodoro, da Intelbras; Sonara Regina Bergamo Muller Ramos, da Aurora Coop; e Luis Felipe Martins Mira, interlocutor da área de responsabilidade social da FIESC – Mediação: Sandro Volpato Faria, gerente de responsabilidade social da FIESC.
  • 16h40 Portal de Inclusão FIESC, com Sheila Kurtz, líder do Programa Inclusão da FIESC, e Francielle dos Santos, assistente jurídica da FIESC
  • 16h55 Painel “Inclusão e Trabalho”, com o desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC); desembargador Amarildo Carlos de Lima, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12º Região; Piero Menegazzi, procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região; Luciana Xavier Sans de Carvalho, auditora fiscal do Trabalho e coordenadora da Semana Inclusiva Santa Catarina, promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego – Mediação: Carlos José Kurtz, diretor institucional e jurídico da FIESC
  • 17h35 Encerramento