A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) inicia nesta segunda (17), primeiro dia de declaração do Imposto de Renda 2025, campanha para convidar o contribuinte catarinense a direcionar parte do imposto a projetos sociais desenvolvidos no estado.
Até 3% do valor devido podem ser destinados aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, e outros 3% aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa.
Estes fundos financiam projetos que promovem e protegem os direitos de crianças, adolescentes e pessoas idosas. Eles existem em quase todos os municípios catarinenses.
Quem faz o direcionamento não paga mais imposto, não tem mais risco de cair na malha fina e não tem a restituição diminuída.
MONTANTE
Em Santa Catarina, cerca de R$ 400 milhões poderiam ser investidos em projetos sociais se todo contribuinte fizesse o aporte.
“O direcionamento é um ato de cidadania, uma maneira de fazer o dinheiro circular no estado, fortalecer nossas cidades e contribuir para o desenvolvimento de todos”, diz Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC.
O slogan da campanha IRPF do Bem é “ajude sem gastar nada”, para reforçar que o apoio aos fundos sociais não implica em pagamento extra.
INICIATIVAS
A Fiesc também tem dois programas para ajudar projetos sociais: o Fundo Social, que o ano inteiro estimula empresas a fazer o aporte do Imposto de Renda Pessoa Jurídica; e o Elabora Social, que reúne em eventos empresas que querem aportar e organizações sociais com projetos.