A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), por meio da vice-presidência regional do Vale do Itapocu, apresenta nesta quinta-feira (13), durante evento online às 10 horas, o novo Sistema Digital para Emissão de Certificados de Origem Exportação.

Conforme o vice-presidente Célio Bayer, trata-se de uma ferramenta indispensável às empresas que já atuam no mercado internacional ou que buscam oportunidades de se inserir ou ampliar oportunidades de vendas externas, especialmente considerando o atual período em que as exportações podem ajudar a minimizar os efeitos da crise causada pela pandemia do coronavírus.

A participação de empresários, desde gestores a ocupantes de funções executivas, é gratuita, mediante acesso ao meet.

Na transmissão, a equipe de internacionalização do Sistema Fiesc apresentará as funcionalidades oferecidas pela ferramenta, visando assegurar mais agilidade na operação e segurança jurídica aos processos, prestando aos empreendedores informações e esclarecimentos necessários para os industriais aderirem à utilização do serviço.

Importância do Certificado de Origem

O Certificado de Origem é o documento que atesta a origem da mercadoria que está sendo comercializada entre países que mantêm Acordos Comerciais, com o objetivo de conceder redução ou isenção do imposto de importação, garantindo o acesso preferencial de mercadorias ao mercado externo.

Para facilitar o acesso ao mercado externo e consolidar a presença das empresas catarinenses no cenário internacional, a Fiesc disponibiliza um serviço gratuito de assessoria e orientações às empresas quanto ao preenchimento dos formulários e declarações do produtor, como também as preferências tarifárias e normas de origem.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul