Fecomércio-SC, CNC e Federações entregam propostas ao governo e congresso nacional

Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio-SC/Divulgação

Por: Pedro Leal

15/03/2023 - 11:03 - Atualizada em: 15/03/2023 - 11:45

O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, e representantes de todas as Federações do país entregaram a Agenda Institucional do Sistema Comércio – Setorial e Estadual, para o Governo Federal e Congresso Nacional, nesta terça-feira, às 19h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, esteva à frente da comitiva de Santa Catarina.

A cerimônia contou com a presença de lideranças do Sistema, senadores e deputados federais. Entre os convidados estavam o vice-presidente da República e ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O documento traz propostas e recomendações de políticas públicas para o desenvolvimento do setor terciário brasileiro. Serão entregues documentos específicos de todos os Estados e do Distrito Federal, bem como dos segmentos de Comércio, Serviços e Turismo.

“A Agenda Institucional é um instrumento fundamental para que o Sistema Comércio possa contribuir de forma efetiva com o processo político, na esfera federal e local, construindo uma pauta propositiva que pode nortear as decisões dos poderes”, pontua Dagnoni.

A Fecomércio SC e os sindicatos filiados contribuíram na construção da Agenda nacional, colhendo subsídios com lideranças locais e empresários dos setores representados.

Desafios em SC

A Fecomércio SC ouviu mais de 500 empresários para mapear os desafios que impactam no desenvolvimento do ambiente de negócios e na produtividade das empresas, resultando na Carta do Comércio.

O indicador mais preocupante para os empresários catarinenses é o ambiente econômico, sobretudo pela inflação e as incertezas quanto ao poder de compra dos consumidores. A captação de recursos foi apontada como segundo maior entrave, seguido pelo sistema legal e tributário. Saiba mais

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).