Fechamento de empresa deixa 160 pessoas desempregadas em Blumenau

Por: Felipe Elias

01/04/2019 - 18:04 - Atualizada em: 01/04/2019 - 18:08

A RR Donnelley anunciou nesta segunda-feira (1) o encerramento das operações no Brasil após mais de 25 anos. A empresa norte-americana, que fornece soluções gráficas e impressões, tinha uma unidade em Blumenau, no bairro Itoupava Central, além de outras duas no estado de São Paulo.

De acordo com o comunicado oficial, a decisão foi tomada com base em “uma análise meticulosa das finanças” e em razão das “atuais condições de mercado na indústria gráfica e editorial tradicional, que estão difíceis em toda parte, mas especialmente no Brasil”. A empresa alega que “registrou uma drástica redução no volume de trabalho contratado”.

A medida, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica, da Comunicação Gráfica e dos Serviços Gráficos de Blumenau e Região (Sindgraf), que representa os trabalhadores da categoria, impacta na demissão de aproximadamente 160 pessoas que atuavam na unidade de Blumenau.

Além disso, o encerramento das atividades vai gerar uma perda de receita para os cofres municipais. A Prefeitura de Blumenau informou que, somente no ano passado, arrecadou R$ 1,4 milhão com tributos pagos pela empresa.

Durante a tarde, dirigentes do Sindgraf realizaram uma reunião com um representante da RR Donnelley, que formalizou o pedido de falência. O sindicato e os trabalhadores marcaram uma assembleia geral para as 8h30 desta terça-feira, em frente à sede da empresa, para discutir os encaminhamentos que serão dados ao caso.

Comunicado oficial da empresa

“A RR Donnelley Editora e Gráfica Ltda decidiu, após considerar todas as opções, encerrar sua operação no Brasil. Entre os fatores que levaram o grupo a tomar esta medida estão as atuais condições de mercado na indústria gráfica e editorial tradicional, que estão difíceis em toda parte, mas especialmente no Brasil. Recentemente, a RR Donnelley perdeu um de seus principais clientes e registrou uma drástica redução no volume de trabalho contratado.

O grupo operou no Brasil por mais de 25 anos. Mas, uma análise meticulosa das finanças da empresa motivou nossa decisão. O requerimento de autofalência da RRD será processado e decidido pelo foro da comarca de Osasco/SP.

Para minimizar o impacto da falência, a empresa entrará em contato com o sindicato e avaliará a possibilidade de rescindir todos os contratos de trabalho já nos próximos dias. Isso permitirá o pronto levantamento dos valores depositados nas contas vinculadas do FGTS e habilitará os funcionários a solicitarem o seguro-desemprego, na forma da lei.”

Quer receber as notícias no WhatsApp?