O Portal do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) conta, a partir desta segunda-feira (12/6), com mais uma ferramenta para aprimorar a gestão pública e para contribuir para o exercício do controle social.
O Farol TCE/SC reúne conteúdo de interesse público sobre a gestão dos 295 municípios catarinenses e do Governo do Estado. Nele, estão disponibilizados 24 painéis com dados da administração pública referentes a despesas, receitas, educação, saúde, licitação, pessoal, gestão e meio ambiente.
As informações são atualizadas periodicamente e provêm de bases de dados a que o Tribunal tem acesso, do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge) e do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (Sigef).
“Por meio dessa iniciativa, o TCE/SC desempenha um papel fundamental na promoção da transparência e na disseminação de informações sobre a gestão pública em Santa Catarina, contribuindo para a melhoria da governança e para a prestação de contas no Estado”, destacou o presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, ao falar sobre o lançamento da ferramenta, na sessão do Pleno desta segunda-feira. “Acredito que o Farol represente o maior avanço que o Tribunal de Contas do Estado já alcançou no sentido de estimular o exercício do controle social, tão importante para o aprimoramento não só da gestão pública, mas da nossa sociedade”, reforçou.
Na oportunidade, o diretor de Informações Estratégicas (DIE), Nilsom Zanatto, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, apresentou as funcionalidades da nova ferramenta. “Nosso objetivo é fornecer uma fonte dinâmica de pesquisa, acessível a todos os interessados em acompanhar a gestão pública catarinense”, reforçou o diretor.
O projeto — desenvolvido pela Diretoria de Informações Estratégicas (DIE), pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e pela equipe da Assessoria de Comunicação Social (Acom) — integra o Plano de Ação do TCE/SC 2021/2022, instituído pela Portaria N.TC 248/2021.