Farinha de banana verde produzida em Corupá ajuda no emagrecimento e no controle do diabetes

Por: OCP News Jaraguá do Sul

07/06/2017 - 11:06 - Atualizada em: 07/06/2017 - 13:27

Em setembro de 2016, Corupá recebeu um selo de reconhecimento por ter a banana mais doce do Brasil. Só em 2015, 249 mil toneladas produzidas na região foram comercializadas, sendo que nove mil toneladas foram exportadas, movimentando em torno de R$ 50 milhões.

Atenta ao valor econômico e cultural da fruta, a farmacêutica industrial Silvania Vieira decidiu se aventurar em um mercado em pleno crescimento: o de produtos naturais. Para isso, ela criou a SILD Alimentos e deu início a produção de farinha de banana verde.

banana editada 12

A farinha de banana verde é uma aliada poderosa para quem busca uma alimentação saudável. Ela é rica em amido resistente, conhecido como o “carboidrato amigo”, pois ele não é digerido pelas enzimas e é facilmente eliminado pelo organismo.

banana editada 4

O produto também ajuda no trânsito intestinal, fortalece a imunidade do corpo, reduz os níveis de colesterol, alivia os sintomas da TPM, age na prevenção da osteoporose e ainda serve para controlar e evitar o diabetes.

Por ser um alimento de baixo índice glicêmico, a farinha de banana verde libera a glicose de maneira mais lenta quando ingerida. Dessa forma, o organismo produz menos insulina, prevenindo o diabetes e ajudando no controle de quem já possui a doença.

Além disso, a farinha é útil para quem deseja emagrecer. “Ela gera sensação de saciedade, espantando a fome fora de hora”, conta Silvania. “Ela também não possui gorduras e tem muito mais fibra, o que é excelente para o funcionamento do intestino”, completa.

banana editada 19

Segundo Silvania, trabalhar com uma fruta típica da região tem sido uma grande experiência. “Com esse produto, pude me aproximar mais da comunidade”, comenta. “E a Epagri de Corupá nos colocou em contato direto com os bananicultores daqui”, emenda.

Na produção da farinha de banana verde, Silvania conta com a ajuda de uma colaboradora e com o apoio da família. “Meus pais também participam do processo”, conta. “Fazemos tudo com muito amor e carinho, primando sempre pela qualidade”, acredita.

A venda da farinha de banana verde da SILD Alimentos ainda está sendo negociada em diversos locais aqui na região, mas já pode ser encontrada nos seguintes comércios: Lorenzi Produtos Naturais, em Corupá e Nutrimil, Magia dos Grãos, Verdureira Jozel, Naturale, Mundo dos Grãos e Casa Natural em Jaraguá do Sul.

Receita especial

1d2347db7d2259d2_Tahini_banana_paleo_pancakes_Menu-Page

Massa de Panqueca com farinha de banana verde

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de leite;
  • 2 ovos;
  • 4 colheres (sopa) de óleo;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 3 colheres (sopa) de farinha de banana Verde.

Modo de preparo

  1. Bata todos os ingredientes líquidos e o sal no liquidificador;
  2. Acrescente a farinha de banana verde aos poucos e bata mais;
  3. Despeje uma concha da mistura em uma frigideira média em fogo médio;
  4. Espalhe virando a frigideira para que fique uma massa fina;
  5. Quando um lado estiver dourado, vire e doure o outro.
  6. Sirva com o recheio desejado seja doce ou salgado.

—–

A SILD Alimentos fica em Corupá, na Rua Abílio Lunelli, nº 2010, Bairro Itapocu. Para mais informações sobre a farinha de banana verde, entre em contato pelo telefone (47) 3375-0007 e curta a página da empresa no Facebook.

Fotos: Rafael Verch