Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Fampesc critica proposta para criação de mais um feriado no estado

Pedro Fank, presidente da Fampesc | Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

12/02/2026 - 16:02 - Atualizada em: 12/02/2026 - 16:06

A Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual de Santa Catarina (Fampesc) criticou a criação de um novo feriado estadual, prevista no Projeto de Lei nº 23/2026, encaminhado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A proposta visa instituir o Dia de Santa Catarina de Alexandria, em 25 de novembro.

A entidade ressalvou que não é contrária ao reconhecimento e homenagem à padroeira de Santa Catarina, mas lembrou que o estado já possui sua Data Magna oficialmente estabelecida, no dia 11 de agosto, conforme a Lei Federal nº 9.093/1995, que permite a cada Estado fixar apenas um feriado estadual.

“A criação de uma nova data pode gerar questionamentos jurídicos e insegurança normativa. Além disso, os impactos econômicos são relevantes, especialmente para as micro e pequenas empresas, que dependem do funcionamento diário para manter suas atividades. Um novo feriado representa redução de produtividade, aumento de custos operacionais e possíveis reflexos negativos na geração de emprego e renda”, ponderou Pedro Fank, presidente da Fampesc.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

A Federação defende o respeito à legislação vigente e a adoção de medidas que fortaleçam a competitividade, assegurem a segurança jurídica e promovam um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico de Santa Catarina.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.