Nos últimos anos, o setor têxtil em Santa Catarina tem mostrado resiliência e crescimento. Em 2024, o segmento registrou um aumento de 4,8% na produção, enquanto o vestuário avançou 3,9%.
Para os próximos anos, a expectativa é de crescimento contínuo, com projeções de aumento de 1,2% em 2025. O setor de confecções em SC deve registrar um crescimento na produção indústria, revertendo a trajetória de queda iniciada em 2021
A indústria de confecção catarinense é conhecida por sua integração na cadeia produtiva, o que permite maior competitividade e qualidade. O cenário futuro é otimista, com a expectativa de crescimento e a abertura de oportunidades para quem busca formação na área, seja com o objetivo de atuar nas empresas do setor ou abrindo seu próprio negócio.
Com o objetivo de mostrar o potencial do segmento, o UniSENAI de Jaraguá do Sul realiza no dia 5 de março um workshop que pretende apresentar as oportunidades de especialização na área de design de moda. Até o dia 5, também acontece no Partage Shopping uma exposição de trabalhos dos acadêmicos de turmas da graduação. A exposição pode ser visitada das 10 às 22 horas, e o workshop no dia 5 ocorrerá na Faculdade SENAI, com inscrições gratuitas que podem ser feitas pelo link Workshop Gratuito de Moulage. Informações pelo WhatsApp 3372-95354.
Conforme a professora Tathiana Duarte, coordenadora da graduação, o workshop oferecerá uma oficina voltada à técnica moulage. Trata-se de um método de modelagem e confecção de roupas que se destaca por sua abordagem criativa e prática. Diferente do corte tradicional, que é feito em papel, a moulage é realizada diretamente sobre um manequim ou sobre o corpo da pessoa, o que permite ao designer visualizar e ajustar o tecido em tempo real, criando peças diferenciadas e inovadoras.
O workshop vai ser conduzido por professores da graduação, com experiência de atuação em indústrias reconhecidas, seguido de um debate sobre o cenário atual e as perspectivas para os profissionais da área, como os futuros designers podem se destacar no mercado. Os participantes poderão ainda conhecer a estrutura do curso, instalações e laboratórios. “A proposta do workshop é permitir que se coloque a ‘mão na massa’, criando diferentes formas e modelos no desenvolvimento de um produto de moda”, assinala.
Já a exposição “Holofote Fashion”, no shopping Partage, busca valorizar o trabalho acadêmico. No espaço, são apresentados manequins com looks desenvolvidos durante o curso por duas turmas. O público pode apreciar não só peças prontas, como desenhos e criações. “A exposição quer fazer esta conexão do trabalho acadêmico com o público, que é consumidor de moda. Fazer esta ligação com o processo criativo por trás das coleções que existem em todo o desenvolvimento da moda”.
Tathiana Duarte explica que a graduação oferece uma formação completa, com aulas que combinam teoria e prática, com uma proposta metodológica sempre alinhada às demandas do setor têxtil. Com uma nova turma que se inicia em março, o curso ainda conta com vagas disponíveis. “O mercado da moda está sempre em evolução, e o curso prepara para atuar em um segmento muito inovador. É uma formação que abre campo também no empreendedorismo, impulsionando novos negócios na região”, completa.