Expogestão traz a Joinville o case de Medellín, cidade que se transformou na capital mundial da inovação

Evento ocorre em maio, em Joinville | Imagem reprodução

Por: Windson Prado

19/03/2019 - 13:03 - Atualizada em: 19/03/2019 - 14:01

Medellín, conhecida na década de 1990 como a cidade mais violenta do mundo, é hoje considerada como capital mundial de inovação, do empreendedorismo e da participação cidadã, com inúmeros prêmios concedidos por instituições do naipe do The Wall Street Journal e do Citi.

A cidade, que se tornou um caso de referência global de transformação urbana, social e econômica, não se contentou em fazer essa virada de 180 graus e busca mais. Agora, Medellín está se reinventando para se tornar um polo mundial de inteligência, humana e artificial e um centro de excelência para o futuro do trabalho.

Para mostrar as grandes linhas do processo chamado de ‘inovação sistêmica’, a Expogestão promove a palestra “Medellín, de cidade do desalento a capital mundial da inovação”, com Santiago Ospina Franco, Chefe de Comunicação e Mercado da Ruta N.

Considerada uma das 10 empresas mais inovadoras da América Latina – e a única pública -, pela FastCompany, a Ruta N é o centro de inovação e negócios de Medellín. A empresa foi criada em 2009 com a ambição de abrir oportunidades para mais e melhores empregos com base tecnológica e aumentar a qualidade de vida dos cidadãos.

Em menos de uma década a empresa se tornou o coração do Distrito de Inovação da cidade, polo de atração para empreendedores de todo o mundo – inclusive do Brasil – e ícone de metas ambiciosas, respaldadas por entregas consistentes.

Dentre elas, o “Pacto pela Inovação”, que já envolve 49% das empresas da cidade e vem gerando não apenas aumento de vendas e redução de custos operacionais, mas 27% de novos empregos vinculados à inovação.

Santiago Ospina Franco

Santiago Ospina Franco | Foto Divulgação

Engenheiro de Produção, com especialização em Negociação e Relações Internacionais e Mestrado em Marketing pela Universidade de Barcelona, Santiago Ospina Franco realizou também estudos de Transformação Digital e Plataformas na Sloan School of Management do MIT.

Antes de se unir à Ruta N, Franco acumulou vasta experiência no desenvolvimento de negócios e no fortalecimento das indústrias digitais e criativas e atuou no Vale do Silício por três anos como representante comercial da Procolombia, além de ter liderado a estratégia de internacionalização do setor de tecnologia da Colômbia, entre 2009 e 2012.

Prestou consultorias para mais de 30 empresas de tecnologia e foi docente em diferentes universidades de seu país, semeando conhecimento, experiência e sonhos.

Serviço

O quê? Expogestão 2019

Quando? 14 a 16 de maio

Onde? Complexo Expoville,  rua 15 de Novembro, 4315, bairro Glória, em Joinville (SC)

*Com informações de assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?