Expectativas para economia são reduzidas por conta do Coronavírus

Por: Pedro Leal

02/03/2020 - 11:03 - Atualizada em: 02/03/2020 - 11:04

Os impactos do Coronavírus sobre a economia mundial já tem sido sentidos em peso: no começo desta semana, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziu a previsão de crescimento da economia mundial para este ano.

A nova projeção estima um crescimento de 2,4%, o menor desde 2009. “As perspectivas econômicas globais permanecem moderadas e muito incertas devido ao surto de coronavírus”, destacou a OCDE no relatório, citando inclusive o risco de contração na economia global no primeiro trimestre.

Por conta da paralisação de fábricas na China devido ao vírus, linhas de abastecimento foram cortadas em vários setores. Temendo infecção, alguns eventos foram cancelados ao redor do globo – há temor de que as Olimpíadas do Japão venham a ser adiadas por conta do vírus.

Anteriormente, uma análise da Oxford Economics estimava uma perda de US$ 1,1 trilhão no PIB mundial. Para a entidade, o crescimento global da economia em 2020 deve cair de 2,9% para 2,3%.

A revista Forbes, por sua vez, noticiou nesta segunda-feira que, desde o início da crise provocada pelo vírus surgido em Wuhan, o mercado global de ações registrou uma queda de US$ 5 trilhões em valor de mercado.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença já atingiu 54 países, com 87 mil casos confirmados. Na China, já são 2.873 mortes, com outras 104 fora do país.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul