Evento estimula criação de negócios no meio digital

Por: OCP News Jaraguá do Sul

11/11/2016 - 08:11 - Atualizada em: 11/11/2016 - 08:12

Imagine um ambiente colaborativo, extremamente aberto às novas ideias e feito sob medida para quem deseja inovar por meio da tecnologia. Adicione a este espaço uma equipe de especialistas preparados para oferecer suporte e orientação suficientes para transformar pequenos projetos em soluções revolucionárias. Pois acredite, esta possibilidade de interação. Entre os dias 18 e 20 de novembro Jaraguá do Sul cedia o Startup Weekend, evento que estimula o empreendedorismo e a inovação por meio de laboratórios colaborativos.

Em sua terceira edição na cidade, o evento promete abrir os horizontes de quem deseja ampliar as possibilidades, até mesmo para aqueles que já são navegantes experientes no mundo dos negócios. Com uma proposta dinâmica, o evento promove 54 horas de imersão, que compreendem todas as etapas da elaboração de um negócio.

Mas ao contrário do que se pensa, mesmo sendo voltado para soluções digitais, o Startup Weekend não é um evento restrito aos profissionais de tecnologia. De acordo com um dos organizadores, Diego Juliano Pereira, a proposta é possibilitar uma jornada de aprendizado e troca de conhecimentos, promovendo a construção de uma rede de networking, fornecendo novas visões sobre mercado, consumidores e ferramentas de gestão.

Mesmo quem já tem vivência de mercado pode aproveitar esta experiência. “Hoje grandes corporações têm startups surgindo dentro das suas estruturas. Se eu tenho um problema na minha empresa, de qualquer natureza, eu posso por meio de uma startup criar uma solução eficiente”, exemplifica Pereira.

Para vivenciar este universo, o evento promove a criação de projetos colaborativos. A dinâmica funciona assim: os participantes podem apresentar ideias, que depois são votadas e suportadas por uma equipe. Cada grupo precisa ter pelo menos um profissional das áreas de negócios, design e programação – conforme Diego, cada um destes profissionais irá contribuir para um dos pilares desta ferramenta, trazendo conhecimentos sobre vendas, gestão, estruturação, layout e formato da nova solução.

“É empreendedorismo puro. Em 54 horas você tem que eleger, validar, vender e viabilizar uma ideia”, destaca Diego. Nas edições anteriores, algumas ferramentas conseguiram aderência ao mercado durante o evento. Um dos projetos, segundo Pereira, conseguiu arrecadar R$ 10 mil durante o fim de semana por meio de contatos comerciais. “Eu diria que hoje não existem ideias que não sejam viáveis para o universo digital”, salienta.

O principal benefício do evento é a possibilidade de ver o mercado por outro ângulo, defende Pereira. “O startup serve para isso, para abrir a mente, mostrar que é possível inovar dentro de qualquer modelo, buscar uma visão diferenciada para o próprio negócio. Além disso, uma ideia sozinha não faz muito, o que vai fazer a diferença é quem trabalha nela. Não tem como a minha empresa ser inovadora, se a minha região não for inovadora”, defende.

O Startup Weekend segue com inscrições (clique para se inscrever) abertas até o dia 18. O passe tem o custo de R$ 100 e inclui todas as refeições. O evento acontece no Blue Chip Centro Executivo, no Centro de Jaraguá do Sul.

Um mundo de oportunidades Ficou interessado em fazer parte da Startup Weekend?

O OCP irá sortear uma credencial para o evento, que promete trazer grandes oportunidades para os futuros empreendedores. Para participar é simples: clique aqui, preencha os campos requisitados e torcer para ser o sorteado. O resultado sai na próxima segunda-feira (14), às 15h. Boa sorte!