Evento em Joinville estimula o acesso de micro e pequenos negócios ao mercado internacional

Evento passou recentemente por Chapecó e reuniu centenas de pequenos empresários | Foto Divulgação

Por: Windson Prado

01/08/2019 - 12:08

Com o objetivo de intensificar a entrada de micro e pequenas empresas no comércio exterior, o Sebrae/SC promove um evento para estimular os empresários a iniciar as relações internacionais.

O Circuito de Internacionalização vai oferecer palestras gratuitas com convidados do Sebrae, da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e do Banco do Brasil. O evento será realizado em Joinville no dia 6 de agosto.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nesse link. A iniciativa percorre outras oito cidades do estado como Chapecó, São José, Blumenau, Tubarão, Itajaí, São Miguel do Oeste, Lages e Caçador.

No Circuito de Internacionalização, pequenos empresários poderão fortalecer seus negócios e desmistificar a entrada no mercado estrangeiro. O evento traz assuntos como exportações, importações, inteligência de mercado, fontes de financiamento, formas de pagamento, seguro de crédito e promoção comercial no exterior.

“Se abrir para o mercado internacional é de extrema relevância para a economia do Estado e inovação dos pequenos negócios. O Circuito pretende fortalecer isso, incentivando empresários e facilitando o processo de internacionalização”, explica Douglas Luis Três, Gerente de Atendimento Empresarial do Sebrae/SC.

Conforme o gerente regional Norte do Sebrae/SC, Jaime Dias Junior, a vulnerabilidade e o desconhecimento do mercado, mesmo por parte de empreendedores experientes, pode levar a companhia a enfrentar percalços caso opte pela internacionalização.

“É preciso conhecer mais sobre o processo. Queremos auxiliar o empreendedor a evitar essas dificuldades”, enfatiza.

Nos últimos anos, a participação de micro e pequenos negócios catarinenses em operações internacionais vêm crescendo. Em 2017, as microempresas representavam 5,42% e as pequenas 18,07%, no ano seguinte os números passaram para 5,49% e 23,60%, respectivamente.

Além disso, a participação de Micro Empreendedores Individuais (MEI) passou de 1,21% para 2,50%, segundo a Análise de Comércio Internacional Catarinense de 2017 e 2018, da FIESC. MEIs e micro e pequenas empresas interessadas em ampliar seus negócios podem se inscrever para participar do Programa de Internacionalização de Pequenos Negócios do Sebrae/SC durante o Circuito.

*Com informações de assessoria de imprensa

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger