As micros e pequenas indústrias representam cerca de 63 mil empresas em Santa Catarina, respondendo por mais de 900 mil empregos, segundo os dados do Registro Anual de Informações Sociais (RAIS).
O segmento desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico do estado e do País, sendo responsável por uma parcela significativa da geração de empregos. Além disso, fomenta a economia local, pois frequentemente estes negócios utilizam fornecedores e serviços regionais, impulsionando o crescimento das comunidades onde estão inseridos. São fontes importantes de inovação, trazendo ao mercado soluções criativas e novas tecnologias que podem ser aportadas junto às grandes empresas. Por serem mais flexíveis e adaptáveis a mudanças de mercado, inovando e criando novos nichos de negócios, ajudam na diversificação da economia, reduzindo a dependência de grandes conglomerados e promovendo a competição saudável.
Estimular as micro e pequenas indústrias é um dos desafios para que o Brasil avance na competitividade global, principalmente por meio do crédito facilitado para investimentos. Para auxiliar este processo e aproximar os empresários e instituições, a Câmara de Desenvolvimento da FIESC para as Micros e Pequenas Indústrias realiza encontro, no dia 14, na sede da ACIJS, com o objetivo de mostrar oportunidades à disposição do segmento.
Conforme o vice-presidente regional da FIESC, Célio Bayer, será um evento exclusivo sobre linhas de crédito de financiamento, com a participação de especialistas do setor financeiro. O encontro terá um formato dinâmico para que empresas de todos os portes conheçam as possibilidades de alavancar seus negócios.
A programação começa às 9h30 e contará com as participações da consultora da Confederação Nacional da Indústria, Maria Aparecida Bogado, comentando as linhas de financiamento do plano Mais Produção da Nova Indústria Brasil; Anderson Anthony Linzmeyer, diretor de Indústria e Atração de Investimentos do Governo de SC, falando sobre acesso ao Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec); e André Achiles Lenzi, gerente de Negócios do Badesc na região de Joinville e Norte catarinense, apresentando as linhas de fomento para micro, pequenas e médias empresas.
A participação é gratuita e informações estão disponíveis pelo telefone (47) 3372-9565.