Evento de 30 anos da Fundação Empreender homenageia aqueles que marcaram a história da entidade

Divulgação

Por: Pedro Leal

09/11/2022 - 08:11 - Atualizada em: 09/11/2022 - 08:59

A história viva de uma entidade com três décadas e a força do empreendedorismo catarinense estiveram presentes na noite desta terça-feira (8), em Joinville, para a comemoração dos 30 anos da Fundação Empreender. O presidente da entidade, Jonny Zulauf, destacou que não existe empreendedorismo sem incentivo e sem união. “O conhecimento, o trabalho em conjunto e o investimento em educação são pontos-chave de atuação da Fundação Empreender, e que são comemoradas neste evento que tem como essência o associativismo”.

Foi com uma comemoração festiva e reservada realizada na casa de eventos Indaiá, que personalidades do associativismo catarinense, entidades, instituições parceiras e pessoas que fizeram história na Fundação Empreender foram homenageadas. O evento também contou com a presença do prefeito de Joinville, Adriano Silva.

O fundador da Fundação Empreender, o senador José Henrique Carneiro de Loyola, que acaba de completar 90 anos, destacou que o mais importante na vida é o ensino. “Enquanto não mudarmos, e a educação não for prioridade, o Brasil não vai mudar”. Foi por isso que há 30 anos nasceu a Fundação Empreender.

30 anos de trajetória com foco no empreendedorismo, no desenvolvimento de empresas catarinenses com destaque para internacionalização, gestão e vivência empresarial e sucessão, esta é a história da Fundação Empreender, entidade catarinense, braço técnico da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). O evento ainda contou com a presença dos ex-presidentes da Fundação Empreender, que foram homenageados, das Associações Empresariais fundadoras, a Acib de Blumenau, Acij de Joinville e a AciBr de Brusque que tiveram sua atuação reconhecida. O evento reuniu também empresários de todo o estado que contribuíram e contribuem para a trajetória da entidade.

Responsável por trazer ao Brasil uma das metodologias mais inovadoras no desenvolvimento das micro e pequenas empresas, a Fundação Empreender deu o pontapé inicial para o nascimento do Programa Empreender, programa catarinense que hoje está em todo o Brasil e em diversos países.

Desde seu surgimento, a Fundação atua no desenvolvimento das empresas “Era necessário aumentar a troca de conhecimento, visando auxiliar o seu desenvolvimento técnico e estrutural. Assim nasceu a Fundação Empreender”, explica Jonny Zulauf, presidente da Fundação Empreender. As Associações Empresariais de Brusque, Joinville e Blumenau intermediaram, junto ao Governo Alemão, um programa de cooperação econômica destinado à América do Sul, no qual o BMZ (Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento) e a HWK (Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera) trabalharam juntos para viabilizar a participação brasileira.