Evento da Acijs mostra como formar times de voluntários no ambiente corporativo

Divulgação/Acijs

Por: Pedro Leal

28/08/2023 - 09:08 - Atualizada em: 28/08/2023 - 09:29

A experiência de mobilização do Núcleo de Voluntariado Corporativo da Acijs vai ser compartilhada durante uma roda de conversa nesta terça-feira (29).

O objetivo é motivar mais pessoas da comunidade para que engajem nos movimentos que já são fortes no município e região, principalmente em ambientes corporativos como empresas, entidades e organizações sociais.

O evento ocorrerá no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul – Cejas, às 19 horas e a participação é aberta a empreendedores, profissionais de todas as áreas e interessados em desenvolver atividades de voluntariado. O ingresso é um quilo de alimento não perecível. Informações pelo telefone (47) 98900-7612 e e-mail consultor2@acijs.com.br.

Participam da roda de conversa “Como incentivar e estruturar um time de voluntários no ambiente corporativo” a administradora Danyeli Spezia e o psicólogo Jeferson Ferrari, e mediação do advogado Lucas Ponssoni, que atuam em projetos sociais na região. A ideia central do evento é traçar um caminho para uma transformação positiva, impulsionando o poder do voluntariado no coração das organizações.

Núcleo de Voluntariado mobiliza comunidade desde 2020

Com atuação destacada na comunidade, o Núcleo de Voluntariado Corporativo surgiu em 2020, como forma de fortalecer o movimento de atual social presente ao longo da história de Jaraguá do Sul.

A estruturação deste ambiente dentro do programa de Núcleos Empresariais ligados à Acijs foi pautado no propósito de reunir empresas e instituições que atuam na área social no município e região, buscando o engajamento da sociedade civil organizada, seja em ações articuladas pelos próprios nucleados ou em parceria com o poder público e com outros elos da comunidade.

Desde então, os nucleados atuam no fomento de ações voluntárias das empresas de Jaraguá do Sul e seus colaboradores, tornando-as mais fortes e unidas ao mesmo propósito, e a promoção do desenvolvimento do voluntariado empresarial como estratégia para o fortalecimento dos valores organizacionais, criação de uma cultura cidadã e valorização do colaborador como protagonista nas ações voluntárias.

Dentre as iniciativas realizadas pelo NVC estão campanhas na comunidade para arrecadação de agasalhos, alimentos, brinquedos, de incentivo à doação de sangue e coleta de lacres de alumínio para a aquisição de cadeiras de rodas, entre outras ações de fortalecimento do senso de cidadania, solidariedade e voluntariado.

A atuação do Núcleo também estimulou a criação do Comitê de Voluntariado e o desenvolvimento da plataforma de voluntariado – frentes dedicadas ao incentivo para maior participação de empresas, organizações sociais, instituições, poder público e da sociedade na atenção às famílias em situação de maior vulnerabilidade social.

Graças aos resultados alcançados, o NVC tem servido de inspiração para um engajamento maior de pessoas e instituições com o tema voluntariado, recebendo o reconhecimento da comunidade. Atualmente, o NVC é um dos finalistas do Prêmio Aplaude, idealizado pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial – CBVE.

Confira outras atividades dos Núcleos ACIJS na semana:

Gestão de Condomínios – Nucleados se reúnem nesta segunda-feira (28), às 19 horas, para um bate-papo com o advogado especialista em condomínios Gustavo Camacho, que vai abordar o tema ‘Aplicação de Penalidades e Processo de Destituição do Síndico’. O evento é aberto para demais empresários e síndicos interessados em participar do núcleo e vai acontecer no Cejas. Informações: (47) 98900-7612 / consultor2@acijs.com.br

Automecânicas – Reunião quinzenal do Núcleo ocorre no dia 29 (terça-feira), às 19h30, no Cejas. O encontro é aberto para demais empresários interessados em participar do núcleo e vai tratar de assuntos como o Circuito Brasil Automotivo, e a organização da próxima edição do programa IVG – Inspeção Veicular Gratuita, entre outros temas. Informações: (47) 99901-6016 / cristiano@connect.com.br.

Hospitalidade – Na quarta-feira, dia 30, os nucleados se encontram de agosto às 15 horas, para discussão de pautas com assuntos como treinamentos, elaboração de informativo e definição de cronograma de visitas hotéis para troca de experiências do setor. A reunião será realizada no Hotel Itajara e a participação é aberta a empresários do setor interessados em participar do Núcleo. Informações: (47) 99901-6016 / cristiano@connect.com.br.

Metalmecânica – Reunião quinzenal na quinta-feira (31), para revisão de propósitos e objetivos do Núcleo, análise e organização do evento Sessão de Negócios “Eletrometalmecânica” e divulgação da Feira Metalurgia 2023, que ocorrerá de 19 a 22 de setembro, em Joinville. A reunião vai acontecer às 19 horas, no Cejas, e é aberta para demais empresários interessados em participar do núcleo. Informações; (47) 99901-6016 / cristiano@connect.com.br.

Marketing e Comunicação – No dia 1º de setembro (sexta-feira), os nucleados se encontram para a reunião quinzenal, às 8h30, no Cejas. Em pauta, discussão sobre a organização do evento “Painel e Oficina de Marketing”, que acontecerá no dia 3 de outubro, e revisão das próximas ações e visitas técnicas. O encontro é aberto para demais empresários interessados em participar do núcleo e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 99901-6016 e e-mail cristiano@connect.com.br.